Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
ANTEQ Tour

Teqball eleva o espírito competitivo em Abrantes

20/03/2024 às 10:59
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A cidade de Abrantes acolheu a etapa inaugural do ANTEQ Tour 24, no dia 16 de Março, organizada por CPCD Sentieiras, Teqball Abrantes e com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes.

Um circuito regional dedicado a atletas e clubes dos distritos de Santarém, Leiria, Viseu, Castelo Branco e Coimbra. A organização atribuiu quatro convites a atletas e clubes “de fora” destes cinco distritos: Carla Couto, de Sintra, e Jessica Dourado, Mauro Matos e Raul Firmino, do Grupo Recreativo Olival Basto.

O evento reuniu 33 atletas de quatro nacionalidades, representando seis clubes, na Escola D. Miguel de Almeida.

Foram três as categorias em competição: Singles Masculinos, Doubles Masculinos e Doubles Mistos.

Apesar de ser uma prova regional, esta etapa contou com a presença de alguns atletas internacionais de Portugal, da Ucrânia e da Guiné-Bissau.

Esta competição “reforça o estatuto da cidade de Abrantes como um centro importante para o desenvolvimento do Teqball”. O público teve a oportunidade de testemunhar “o nascimento de uma nova era” para o Teqball regional.

Um dos destaques desta etapa vai para a dupla Carla Couto (Teqball Sintra) e João Pinheiro (“Caixeiros” de Santarém), que venceu esta prova. João Pinheiro, é tetracampeão nacional e esteve presente em quatro Campeonatos do Mundo de Teqball. Carla Couto, internacional pela Seleção Feminina de Futebol, foi considerada pela FPF, em 2015, a Jogadora do Século. A antiga avançada representou Portugal por 145 vezes e continua no topo da lista das mais internacionais mundialmente.

Carla Couto e João Pinheiro enfrentaram na Final a fortíssima dupla Ana Marques (Teqball Sintra) e Luís Santos (“Caixeiros” de Santarém) e venceram, numa partida equilibrada e de grande nível, com recurso ao 3.º set.

Para Carla Couto, "foi uma partida bem disputada, fomos a três sets, acabámos por cometer menos erros e ganhámos. Mas foi uma final muito disputada porque são duas duplas que nunca jogaram juntas e, neste momento, estamos a aproveitar este torneio para treinar com o objetivo de irmos participar numa prova internacional na Bélgica. Por isso também é um desafio para mim e para a Ana como para o Luís e para o Pinheiro porque nunca jogámos juntos, mas estamos a aproveitar o momento para também nos entrosarmos a pensar na Liga das Nações e a pensar no torneio internacional que vamos fazer na Bélgica. Foi positivo, ganhámos como podíamos ter perdido, são duas boas duplas, por isso, eu penso que fomos superiores no último set e ganhámos.”

Nos Doubles Masculinos houve uma Final entre duas duplas internacionais ao serviço dos “Caixeiros” de Santarém. A dupla João Pinheiro e Luís Santos, Campeões Nacionais, enfrentou os internacionais ucranianos, Oleg Usychenko e Dima Shevchuk. Os internacionais portugueses levaram a melhor sobre os colegas de equipa por dois sets a zero.

Para João Pinheiro, "foi uma final sempre bem disputada, jogámos contra atletas ucranianos que neste momento, como dupla, está à nossa frente no Ranking Mundial. Ganhámos em dois sets, acho que foi clara a vitória e enaltecer estas iniciativas por parte desta região que muito está a fazer pelo Teqball. Agradecer e espero voltar a pisar estes palcos o mais brevemente possível".

Na perspetiva de Luís Santos, “chegámos à final, vencemos um jogo bastante difícil. Quero enaltecer a ANTEQ por organizar esta etapa, um circuito bonito, bem organizado, foi competitivo e a final foi taco a taco".

Martim Vasques e Afonso Madeira dos “Caixeiros” de Santarém, ambos de apenas 15 anos, formaram a dupla sensação desta etapa e conseguiram terminar num brilhante 3.º lugar.

Nos Singles Masculinos a final foi disputada pelos internacionais ucranianos ao serviço dos “Caixeiros” de Santarém, Oleg Usychenko e Dima Shevchuk, que eram à partida para esta etapa os dois favoritos para atingir a Final. Dima foi mais consistente e apresentou um nível mais alto e conquistou o primeiro lugar. Dima realçou “a excelente organização desta etapa, foi muito importante para mim conseguir o primeiro lugar e vemos que o nível dos atletas em Portugal é maior todos os anos, tenho orgulho nos “Caixeiros” que são a minha família”.

Para Pedro Roldão, Competition Manager da ANTEQ, "na ANTEQ estamos muito satisfeitos pela forma como decorreu esta primeira etapa. Apesar de ser um circuito regional, contamos com atletas detentores de títulos de Campeões Nacionais. Apesar de termos excelentes praticantes e um nível competitivo muito forte, o que queremos realçar desta jornada foi o que se viveu, um espírito de integração, fairplay e de camaradagem entre todos os intervenientes".

No dia 20 de Abril, Coruche recebe a 2.ª Etapa do ANTEQ Tour 24, numa organização em parceria com o CAD Coruche.

 

Classificações Finais:

Doubles - Quadro Principal

1.º João Pinheiro e Luís Santos

"Caixeiros" de Santarém

2.º Dima Shevchuk e Oleg Usychenko

"Caixeiros" de Santarém

3.º Afonso Madeira e Martim Vasques

"Caixeiros" de Santarém

 

Doubles - Quadro Complementar

1.º Ana Marques e Carla Couto

APSNT Teqball Sintra

2.º Alex Toporovskyy e Lino Bluté

"Caixeiros" de Santarém e Associação Granja Park

3.º Duarte Sobral e Tiago Rodrigues

Teqball Abrantes

 

Singles Masculinos - Quadro Principal

1.º Dima Shevchuk

"Caixeiros" de Santarém

2.º Oleg Usychenko

"Caixeiros" de Santarém

3.º Duarte Sobral

Teqball Abrantes

 

Singles Masculinos - Quadro Complementar

1.º Lino Bluté

Associação Granja Park

2.º Wilgner Daniel

"Caixeiros" de Santarém

3.º Rafael Serrano

Teqball Abrantes

 

Mixed Doubles - Quadro Principal

1.º Carla Couto e João Pinheiro

APSNT Teqball Sintra e "Caixeiros" de Santarém

2.º Ana Marques e Luís Santos

APSNT Teqball Sintra e “Caixeiros” de Santarém

3.º Jessica Dourado e Mauro Matos

GROB

 

Mixed Doubles - Quadro Complementar

1.º Carolina Clemente e Rui Leitão

"Caixeiros" de Santarém

2.º Vera Pina e Filipe Rodrigues

Teqball Abrantes