Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Centenário

Sporting Clube de Abrantes ganha novo fôlego quando comemora 100 anos

19/05/2023 às 15:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Sporting Clube de Abrantes chegou esta quinta-feira, dia 18 de maio, aos 100 anos de vida. Foi fundado a 18 de maio de 1923, sendo a Filial n.º 7 do Sporting Clube de Portugal.

Depois de um largo período de profunda crise diretiva, a nova Direção do Clube tomou posse no dia 5 de março. Em funções há 75 dias e, segundo o presidente do Clube, José Belém, o Sporting de Abrantes estava “em coma e em sério risco de morrer”.

“Não é todos os dias que se fazem 100 anos e para uma instituição como o Sporting Clube de Abrantes, abrirmos as portas da nossa casa à cidade - porque é um símbolo da cidade e a cidade merece este símbolo - é um orgulho imenso”, disse o presidente que acrescentou que “não é só para sportinguistas, é uma casa para todos”. O espaço, “emblemático e que tanta história tem” quer voltar a estar de portas abertas e ser «devolvido» à cidade pois “faz parte do ADN de Abrantes”.

José Belém não escondeu que “inicialmente, tive algum receio, porque nunca tive nenhuma experiência diretiva”, mas conseguiu reunir uma equipa de “15 malucos” que dão agora novo fôlego a este Clube histórico. Ser o presidente do Centenário “é-me muito grato”.

Para além do atletismo, “que felizmente nunca desapareceu, nunca deixou cair o Clube e é a alma do Sporting”, o Clube conta agora com o ténis de mesa, “que já foi uma modalidade ícone do Clube” e “estamos a envidar todos os esforços para voltarmos a ter novamente o xadrez”.

José Belém confirmou que o número de atletas inscritos no Clube tem aumentado desde que a nova Direção tomou posse. “O ténis de mesa começou com sete e agora está com 19 atletas, isto no espaço de três semanas. No atletismo, quase que duplicámos o número e estamos com perto de 30 atletas”, afirmou o presidente.

Um dos riscos que o Sporting Clube de Abrantes correu foi mesmo a perda da sua sede, na Rua Capitão Correia de Lacerda. José Belém explicou que “se naquele dia, a 19 de fevereiro, não tem aparecido uma lista, as chaves teriam de ser entregues ao proprietário” do imóvel e o espólio “à Câmara Municipal de Abrantes”.

“Abrantes não merecia isso”, declarou. José Belém esclareceu que um dos objetivos desta Direção será adquirir o edifício, visto o Orfeão de Abrantes estar de saída e desocupar o 1.º andar. “Estamos em contacto com a família proprietária do imóvel e essa era a melhor prenda de Centenário. A bola agora está do lado da família e vamos esperar pelo que têm para nos dizer mas temos grandes esperanças”, disse.

Para já, a sede está de «cara lavada» mas “não podemos mexer mais no prédio enquanto não for nosso”. Um dos objetivos desta Direção é que a sede do Sporting de Abrantes volte a estar aberta e proporcione mais um espaço de convívio em pleno Centro Histórico.

No discurso de aniversário, o vereador do desporto na Câmara de Abrantes, Luís Filipe Dias, lembrou que o Sporting Clube de Abrantes faz parte da história da cidade.

“100 anos não se fazem em 75 dias” desta Direção e “é uma história que se confunde com a história do desporto em Abrantes e com a história desta cidade centenária”.

O vereador saudou “a audácia” de José Belém e restante equipa que “tiveram a ousadia de agarrar nesta coletividade agora centenária” e pediu a Luís Silvério que se juntasse aos restantes porque, como afirmou, “o senhor é uma instituição em Abrantes”. Homenageou todos os que ao longo de um século têm construído a história do Sporting Clube de Abrantes e congratulou-se pelo facto da sede estar a ganhar vida.

Luís Filipe Dias pediu o compromisso “de todos, seja o poder político, autárquico ou associativo” para poder “fazer valer estes 100 anos de história e, de alguma maneira, marcar os próximos 100”.

Olhando para o símbolo do Sporting, o vereador, também ele sportinguista, lembrou que “só com esforço, dedicação e devoção” é que se chega “à glória”.

O vereador assumiu que o Município apoiará “incondicionalmente” a atividade do Clube. Disse que o Sporting de Abrantes pode contar “com o nosso suporte diário para a vossa atividade regular, para a vossa existência, para fazer singrar aquilo que são as belas páginas de história do Sporting Clube de Abrantes” e deixou o desafio de se criar uma edição que documente esta longa caminhada de 100 anos.

Os 100 anos de história do Sporting Clube de Abrantes foram comemorados com o descerrar da placa do Centenário. Cantaram-se os parabéns e houve velas e bolo.

O jantar comemorativo vai realizar-se dia 27 de maio, estando as inscrições abertas até domingo, dia 21.

 

CORPOS SOCIAIS SCA (2023/2025)

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Rui Baptista dos Santos

1.° Secretário: Liliana Rufo

2.° Secretário: Pedro Redondeiro

DIREÇÃO

Presidente: José Belém

Vice-Presidente: Susana Estriga

Secretário: António Almeida

Tesoureiro: João Paulo Bioucas

Vogais: Telmo Correia, Sérgio Nunes, João Bento

Suplentes: Fernando Esteves e Marta Helena Silva

CONSELHO FISCAL

Presidente: António José Pereira

1.° Secretário: Maria Filomena Vieira

2.° Secretário: Artur Marques