Futebol Portugal no Mundial feminino de 2023 ao bater Camarões com penálti nos descontos
A seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se hoje para o Mundial de 2023, ao vencer os Camarões por 2-1, na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia.
Uma grande penalidade apontada por Carole Costa, aos 90+4 minutos, selou a inédita qualificação lusa, depois de, aos 89, a camaronesa Ajara Nchout ter ‘anulado’ o tento inicial de Portugal, apontado por Diana Gomes, aos 22.
As comandadas de Francisco Neto juntam-se no Grupo E aos vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), ao Vietname (27) e aos detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.
A abrantina Joana Marchão, atleta do Parma (Itália), saltou do banco ao minuto 60 para susbtituir Catarina Amado.
Foto Instagram Joana Marchão
A fase final do Mundial de 2023, que se realiza na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
Na fase final estão 32 seleções: Suécia, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Alemanha, França, Países Baixos, Itália, Suíça, Irlanda e Portugal (Europa), as anfitriãs Austrália e Nova Zelândia (Oceânia), China, Japão, Filipinas, Coreia do Sul e Vietname (Ásia), Marrocos, Nigéria, África do Sul e Zâmbia (África), Canadá, Costa Rica, Jamaica, Estados Unidos e Haiti (CONCACAF) e Argentina, Brasil , Colômbia (América do Sul) e agora Portugal.
A equipa lusa, já se sabe, vai integrar o grupo onde estão os Estados Unidos, campeões do mundo em título, Países Baixos, vice-campeões e o Vietname.
C/ Lusa