Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Grande Prémio da Páscoa e Caminhada junta os amantes do desporto em Constância

11/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Festa sem atividade desportiva não é festa. Assim no dia 15 de abril, o concelho de Constância recebe o 29º Grande Prémio da Páscoa de Constância EDP Distribuição, em Atletismo, e a 9ª Caminha, numa organização da Câmara Municipal.

O Grande Prémio da Páscoa de Constância EDP é certificado pela Comissão Nacional de Estrada, Corta-Mato e Montanha, faz parte dos calendários da Associação de Atletismo de Santarém e percorre uma distância de 10 Km.

Luís Correia, técnico superior de desporto na CM e uma dos responsáveis pela organização da iniciativa, contou ao JA que a “prova vai manter o mesmo percurso que tem desde os anos 90. A prova começou em 1987 e evolui de uma prova de corta mato. Na altura, foi a Rosa Mota a madrinha da prova e foi vencida por um atleta do concelho, José Fontinha, que ainda corre”.

“Desde então, a prova tem vindo a crescer e a desenvolver-se mediante a procura dos atletas. Esta é uma prova popular, que não tem aquele cariz competitivo e passa por sítios emblemáticos. Inicia junto ao monumento de Camões, depois acompanha o Zêzere em toda a sua extensão, até à entrada do concelho de Abrantes. E depois regressa novamente pela estrada próxima ao rio. O final da prova é junto ao monumento de Camões e são cerca de 10 km”, explicou o responsável.

Este ano, o Grande Prémio da Páscoa vai contar com uma presença especial, o atleta paralímpico Gabriel Macchi, natural do Fundão, que vai para apadrinhar a prova.

“O Gabriel tem contribuído muito para o desenvolvimento do atletismo a nível nacional e tem marcado presença nos últimos Jogos Paralímpicos. Tem evoluído para a meia e para a maratona. É invisual, corre com um guia e já participou aqui numa prova há três anos. Vai ser o nosso padrinho e vai ser ele que vai acolher os nossos atletas. No próximo ano, queremos dar um salto na perspetiva da inclusão, queremos que haja um escalão para deficientes, é um objetivo”, salientou Luís Correia.

Em 2016, participaram no Grande prémio da Páscoa cerca de 600 atletas. Na Caminhada 300 participantes e nos escalões jovens 220. No total, cerca de 1200 participantes.

“A adesão tem sido muito sazonal. Muitos dos participantes competem contra si próprios, contra o seu próprio tempo, numa tentativa de baterem records, pois querem melhorar continuadamente, mas vêm cá não pela questão do prémio, e sim pelo prazer de correr e para se apropriarem do certame. E vêm de todo o lado”, afirmou o técnico superior.

Na Caminhada “vale tudo”

Associado ao Grande Prémio da Páscoa desde há 9 anos que acontece a Caminhada, que percorre 5 km. Em 2016, preencheu todas as inscrições e este ano, Luís Correia afirma que o mesmo deve acontecer.

“Pensámos na caminhada para aqueles que ficavam à espera do atleta que participava na outra prova, foi uma forma de os envolver e dar alguma cor à prova. O percurso é muito atrativo e agradável. Parte também junto ao monumento de Camões, pouco depois da prova dos 10 km, mas atravessa o rio Tejo pela ponte. Os percursos não se cruzam só partem e chegam ao mesmo local”, referiu.

“Nesta Caminhada vale tudo, carrinhos de bebes e é destinada para todos, desde o mais novo ao mais velho. A ideia é aproveitar a paisagem, a festa e ficar com uma perspetiva da vila e dos seus rios”, acrescentou Luís.

Quanto aos prémios, para além da disputa dos diversos troféus e taças para os primeiros classificados de cada escalão, encontra-se em disputa o PRÉMIO RECORD. Assim, para quem bater o tempo dos atletas Marina Bastos (33’42), ou Delfim Conceição (29’37), haverá um prémio monetário no valor de 650 euros.

As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 12 de abril no site da Lap2go, em www.lap2go.com.

Joana Margarida Carvalho

Crédito: CM de Constância