Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Abrantes

Estádio Municipal livre da Legionella acolhe jogos do Torneio Internacional de Iniciados

11/08/2023 às 12:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Estádio Municipal de Abrantes pode receber o programa do Torneio Internacional de Iniciados e volta a reabrir na normalidade após ter estado encerrado por ter sito detetada a presença da bactéria Legionella.
A Antena Livre confirmou junto do Município que a contra-análise feita aos sistemas de água da Cidade Desportiva chegou na manhã desta sexta-feira e que a mesma é negativa. Com esta análise foram desencadeados os procedimentos de levantar o encerramento das instalações desportivas pela Autoridade de Saúde Pública e que não haverá, por isso, qualquer alteração ao programa do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes que arranca esta tarde. Hoje às às 20h, o campo n.º 1 da cidade desportiva recebe o jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Vitória Sport Clube.

Luís Filipe Dias, vereador com o pelouro do desporto, confirmou que foi feita a contra-análise com resultado negativo “depois de todos os procedimentos corretivos e preventivos efetuados após a deteção da bactéria.”

Sobre eventuais alterações ao programa do Torneio Internacional de Iniciados o vereador garantiu que tudo acontecerá como estava programado.

E sobre o levantamento do encerramento das instalações Luís Filipe Dias disse que vai voltar tudo à normalidade. Houve o encerramento das instalações depois dos procedimentos articulados com a Proteção Civil, com os serviços de Higiene e Segurança no Trabalho, quer com a Autoridade de Saúde que fizeram “ações muito musculadas para eliminar aquilo que foi detetado.”

O vereador disse que as piscinas nunca fecharam e que o Estádio Municipal pode reabrir e receber todas as atividades programadas.

Recorde-se que o vereador eleito pelo Movimento ALTERNATIVAcom disse, na reunião do executivo municipal de 8 de agosto, que a Legionella tinha sido encontrada “no sistema de águas sanitárias, tendo sido alertadas as pessoas que usaram os balneários, beberam ou tiveram contacto com a água da rede e usufruíram das instalações do Estádio Municipal entre os dias 20 e 26 de julho”. Vasco Damas fez uma série de perguntas sobre os procedimentos.

Manuel Jorge Valamatos confirmou nesse dia a deteção da bactéria Legionella e o encerramento das instalações do Estádio Municipal e falou de um “assunto muito sério e muito complexo”. O presidente da Câmara de Abrantes explicou que a bactéria foi detetada na sequência de uma auditoria preventiva promovida pela autoridade de saúde e lamentou a situação, adiantando que “todos os mecanismos foram desenvolvidos de acordo com a lei e com a informação da Saúde pública”.

Palavras chave:
Abrantes Legionella