Pesquisar notícia
quarta,
01 mai 2024
PUB
Ferreira do Zêzere

Albufeira de Castelo de Bode recebe, após 8 anos, mundial de Wakeboard (c/vídeo)

17/08/2023 às 16:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De 31 de agosto até 3 de setembro, a Albufeira de Castelo de Bode volta a ser palco do maior evento de Wakeboard do mundo. Sendo a sua estreia em Portugal em 2015, está de regresso, oito anos depois, para a luta pelo título mundial de WWA, onde, ao longo de quatro dias, os maiores nomes desta modalidade e mais de uma centena de amadores disputarão os títulos de campeões mundiais das diversas categorias. A entrada ao evento é gratuita.
O Nautique WWA Wakeboard World Championships, volta ao Município de Ferreira do Zêzere, onde se espera durante os quatro dias a visita de milhares de fãs e curiosos, nacionais e internacionais, que se deslocarão até a Albufeira de Castelo de Bode, não só a procura de “manobras progressivas e impressionantes de Wakeboard”, como ainda atraídos “pelas condições únicas que a região oferece, que vão desde os muitos recursos naturais às propostas de lazer e cultura disponíveis ao longo dos mais de 60 km adjacentes à Albufeira”.

Assim, este evento, promovido pela World Wake Association (WWA), continua a contribuir para a projeção internacional de Portugal como destino de eleição para a prática desta modalidade, ajudando simultaneamente para a dinamização da economia local assim como para o aumento turístico náutico em todo o território durante todo o ano. O convite feito pela organização e parceiros promove “devotadamente que os visitantes não percam a oportunidade de visitar as muitas localidades e atrações envolventes, com vista à descoberta de novos destinos turísticos arredor da Albufeira de Castelo de Bode, um dos mais bem guardados secretos do território nacional”.

Por outro lado, André Matos, promotor do projeto e responsável da WWA para a Europa, explica que “o maior evento de Wakeboard do mundo regressa a Portugal, para o local que tão bem o acolheu em 2015. Este é o culminar da estratégia aí iniciada e claramente é uma aposta ganha. Ferreira do Zêzere já é reconhecida pela comunidade de Wakeboard global como um destino de eleição e há um entusiasmo generalizado pelo regresso às águas cristalinas de Castelo de Bode, bem como à fantástica gastronomia portuguesa, à diversidade de oferta cultural e turística, mas acima de tudo um regresso aos braços de uma comunidade local que tão bem sabe receber. Estamos muito entusiasmados por voltar a realizar o Nautique WWA Wakeboard World Championships em Portugal, nomeadamente na Praia do Lago Azul de Ferreira do Zêzere”.

Da mesma forma, o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, salientou a importância que tem este evento para posicionar a região como destino para a prática deste desporto assim como a alegria de receber novamente este encontro: “Ferreira do Zêzere recebe novamente, com imensa honra, o Campeonato do Mundo de Wakeboard. Consideramos este evento uma oportunidade maior para posicionar o território do Médio Tejo como destino para a prática da modalidade. Ter os melhores do mundo no Rio Zêzere é a confirmação das condições de excelência que temos para oferecer, da qualidade das nossas águas e da amabilidade das nossas gentes. Fazemos votos de que os atletas desfrutem do programa que preparámos para lhes oferecer e que os seus talentos e habilidades nos proporcionem o melhor Campeonato do Mundo de Wakeboard de sempre”.

Zona SQUARE +351

Ao longo dos quatro dias de vento, os visitantes terão a oportunidade de conviver perto dos atletas profissionais, bem como terão acesso a vários espaços de lazer e animação, com gastronomia, mostras locais.

Este ano destaca-se a nova iniciativa levada a acabo pela organização, designada zona SQUARE +351, a qual vai ser um espaço dedicado à exposição e venda de pequenas marcas portuguesas para promover e impulsionar a sua visibilidade no mercado nacional e internacional, sendo totalmente gratuita para as marcas participantes.

 

Bombeiros de Ferreira do Zêzere com ação de Crowndfunding no Campeonato do Mundo de Wakeboard

A organização do Campeonato Mundial de Wakeboard, junta-se à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere para uma ação de ‘Crowdfunding’, que visa a angariação de fundos para a compra de equipamentos de caráter urgente para a sede de bombeiros da região. Para além desta angariação direta, disponível na através da plataforma GoFundMe, o corpo dos bombeiros irá realizar várias iniciativas lúdicas no local, cujos lucros reverterão igualmente para a associação.

Desta forma, em causa está a angariação de 10.000 € para a gestão diária da associação, assim como para a aquisição de uma lista de material urgente no valor de 5.000 € (um desfibrilador automático externo, uma ficha de imobilização para veículos elétricos e dois balcões de elevação subaquáticos, 1000 kg e 500 kg), para além da obtenção de verbas diretas através da plataforma de ‘Crowdfunding’, o corpo de bombeiros fará questão de participar diretamente no evento, além de estar como piquete de intervenção e contarão com duas iniciativas com o propósito de angariar mais verbas. Primeiramente, prestarão serviço de bar durante todos os dias de programação cultural junto à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, depois, sendo no mesmo local, mas desta vez dia 1 de setembro (segundo dia do campeonato), serão “os protagonistas” de um churrasco aberto a todos os atletas, organização e visitantes.

Assim, para o comandante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Vasco Nunes, esta iniciativa é de extrema importância para conseguir angariar fundos: “Esta é uma iniciativa crucial para conseguir reunir condições financeiras e adquirir equipamentos que são fundamentais para continuar a nossa missão de servir a nossa comunidade e a quem precisa de nós. Por isso, estamos profundamente agradecidos à organização do evento por tão nobre oportunidade... Como é sabido, as corporações de Bombeiros Voluntários também dependem de iniciativas de mecenato como estas, e um evento internacional com pessoas de todo o mundo a querer ajudar a nossa missão é algo que nos deixa profundamente agradecidos e só esperamos que consigam atingir o sucesso que se propõe atingir, isto seriam umas ótimas notícias para nós”.

Por outro lado, André Matos, promotor do evento e responsável da WWA para a Europa, reforça que “o objetivo deste evento, ou de qualquer outro que tenhamos feito no passado, é de também deixar um legado na comunidade local. Acreditamos que eventos desta natureza são grandes plataformas de comunicação e devem ser usadas para disseminar uma mensagem positiva e criar valor por onde passam. Esta região é assolada todos os anos com grandes problemas causados pelos incêndios, sempre geridos com os parcos recursos e com o heroísmo destas corporações de bombeiros voluntários... Quisemos ser proativos, representamos uma comunidade global atenta a estas situações, que irá certamente fazer os possíveis para ajudar. Claro que qualquer pessoa o pode fazer, basta ir à plataforma de ‘Crowdfunding’ que criámos e doar o que quiserem. Todos os euros contam e estamos confiantes que iremos atingir o objetivo e adquirir os equipamentos que os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere tanto necessitam”.

Jade Garcia

PROGRAMA
WWA WAKEBOARD WORLD CHAMPIONSHIPS
 

Cocktail Sunset DJ — aberto ao público no terraço da Casa do Adro Hotel todos os dias do evento entre as 18h00 e as 20h00
 
30 de agosto (quarta-feira)
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
21h00 — Abertura oficial do evento com o Rancho Folclórico de Ferreira do Zêzere
 
31 de agosto (quinta-feira)
Lago Azul 
09h00 / 18h00 — Competição
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
20h00 - Cantares e Concertina
22h00 - Banda Musical FH5
 
01 de setembro (sexta-feira)
Lago Azul 
09h00 / 18h00 — Competição
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
19h00 — Churrasco Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere + DJ Set
 
02 de setembro (sábado)
Lago Azul
09h00 - 18h00 – Competição
Praça Dias Ferreira (Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere)
20h30 — Entrega de prémios da categoria Amadores
21h — Grupo 9 Ritmos 
22h — DJ Tiago
 
03 de Setembro (domingo)
Lago Azul
09h00 — Competição
16h00 — Entrega de prémios da categoria profissional
17h00 — DJ Tiago
18h00 — Dupla Mete Cá Sets
19h30 — DJ Joana Perez
21h00 — Encerramento

Galeria de Imagens