Pesquisar notícia
terça,
18 jun 2024
PUB
Abrantes

100 anos de Associação de Futebol de Santarém até domingo no Estádio Municipal

7/05/2024 às 16:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São 35 painéis que retratam os 100 anos da Associação de Futebol de Santarém e estão em exposição na cidade desportiva de Abrantes até ao próximo domingo, dia 12 de maio.

Esta exposição da centenária Associação de Futebol de Santarém regista, nos seus 35 painéis, várias gerações de atletas, de árbitros e dirigentes associativos, alguns deles com nomes gravados a letras de ouro nos anais da Associação. Bastará dizer que nestes 100 anos, a AFS soma um total de perto de 300 clubes filiados, “tantos deles infelizmente já extintos ou desativados”, assim como a linhagem de 30 presidentes nas sucessivas Direções da AFS.

A exposição vai percorrer os 21 concelhos do distrito e começou esta segunda-feira em Abrantes, com Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a destacar a importância da Associação para o Município e região

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

A exposição pode ser visitada na Cidade Desportiva de Abrantes de onde seguirá para Mação e Sardoal.

Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém, destacou a importância do arranque desta itinerância num dos melhores complexos desportivos do distrito e que vai receber esta época a Final da Taça do Ribatejo.

Sobre a exposição, vincou que é ambiciosa e tem muita informação sobre a história do futebol no distrito. Abrantes, por exemplo, tem três clubes centenários que fizeram parte da história da associação. E vincou que dois clubes ainda estão em atividade, são o Abrantes e Benfica e o Tramagal, sendo que o Sporting de Abrantes não tendo futebol tem a sua importância na história da associação

 

Francisco Jerónimo, presidente direção da AFS

Atualmente, a Associação de Futebol de Santarém conta com 78 clubes no ativo e mais de 9.600 atletas inscritos, o que faz dela uma das mais relevantes Associações da Federação Portuguesa de Futebol.