Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Cultura

Vila Nova da Barquinha: Centro de Interpretação Templário – Almourol avança

9/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Já foi adjudicada a empreitada do Centro de Interpretação Templário – Almourol, à empresa 4MB – Construções, Lda, avançou à Antena Livre Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de VN da Barquinha.

O Centro de Interpretação Templário – Almourol será sediado no Centro Cultural da sede de concelho e os trabalhos de instalação terão a duração de dois meses. O projeto resulta de uma candidatura aprovada ao Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal.

Fernando Freire explicou que o novo equipamento tem como objetivo dar a conhecer ainda mais “o castelo de Almourol, nomeadamente os achados arqueológicos medievais que foram feitos e também a sua história. Ou seja, muito se fala sobre os templários, mas depois para o cidadão comum importa dar a conhecer a sua mística, as suas lendas e o que é que se passou Almourol em concreto”.

“Não basta só a valorização do próprio equipamento, mas convém saber toda a sua a história. É neste centro que vamos contar a sua historia, onde vamos ter um acervo bibliográfico para quem quiser consultar e investigar, com cerca de 10 mil obras. É um projeto pioneiro (…) que queremos que seja arrojado”, acrescentou o autarca.

Segundo informação do Município, o “Centro de Interpretação Templário – Almourol” será a primeira infraestrutura do género em Portugal, através da criação de sala de exposição permanente, espaço para exposições temporárias e uma sala de projeção de filme sobre a temática dos Templários. Este novo espaço cultural irá contribuir para inserir o território em rotas turísticas nacionais e internacionais associadas à questão templária, aumentando a sua visitação e o respetivo fluxo turístico local”.

Com o projeto, o Município pretende fazer uma “ponte” entre o Castelo de Almourol e a sede de concelho, captando os cerca de 70 mil visitantes anuais do monumento nacional para potenciar a dinamização económica e cultural da vila.

O espaço que irá acolher o equipamento situa-se no piso 1 do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no Largo 1.º de dezembro.