Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Cultura

Vila de Rei: Executivo aprova Plano de dinamização e promoção do livro e da leitura

15/12/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Reunião de câmara de hoje

Foi hoje aprovado na reunião de Câmara de Vila de Rei o Plano Integrado de Dinamização e Promoção do Livro e da Leitura.

O documente, que mereceu a unanimidade dos eleitos, tem como objetivo “fomentar hábitos de leitura desde a primeira infância, estimular a imaginação e criatividade de crianças, jovens, e idosos e apoiar a educação individual social e coletiva, através do conhecimento sobre a herança cultural, o gosto pelas artes e pelas novas tecnologias, na diversidade intercultural”, lê-se na informação do Município.

Paulo Cesar Luís, vice-presidente da CM de Vila de Rei, explicou à Antena Livre que “o plano está diretamente relacionado com o facto da Biblioteca Municipal pertencer à rede de leitura pública e está diretamente associado com aquilo que são as diretrizes da UNESCO, que têm como objetivo abranger um conjunto de atividades e competências que se pretendem explorar”.

“Neste sentido, temos um plano integrado, onde associamos para além da Biblioteca Municipal, a Biblioteca Escolar e a própria escola. Temos também o arquivo municipal e a rede de museus para assim, podermos prestar um serviço complementar e integrado de todas as valências culturais e educativas do concelho”, acrescentou o autarca.

O vice-presidente referiu que o plano já existe pelo segundo ano consecutivo, e que tem obtido bons resultados junto do público-alvo. “Nós temos um conjunto assinável de participantes em todas as atividades que comporta o plano (…) Apraz-nos dizer e perceber que existe a participação da escola, da universidade sénior, de muitas camadas e faixas etárias diversificadas”, vincou.

As atividades passam por um “concurso de arte digital, pintura e desenho, encontros documentais, concurso literário, de fotografia, exposições, entre outras. E o tema é sempre o mesmo”, salientou Paulo César Luís.

O tema global do plano para 2018 ainda não foi selecionado, mas já são conhecidas as atividades: Bibliobaú, BiblioPostos, Clube de Leitores - (atividades lúdicas e recreativas de promoção da leitura), Hora TIC, Centro Livro Anual, Feira do livro, Mercadinho dos Santos, Concurso de Presépios, Encontros Documentais sobre Arquivos, Museus e Bibliotecas, Concurso de Arte Digital, Concurso de Pintura e Desenho e diversas exposições.