Pesquisar notícia
sábado,
04 mai 2024
PUB
Cultura

Tramagal: Prémio de Museu do Ano chegou a casa

26/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Fotos CMA

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), com sede em Tramagal, recebeu oficialmente, no sábado, o prémio de “Museu do Ano”, da Associação Portuguesa de Museologia.

Momentos antes da ocasião, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, referiu à Antena Livre que a comunidade tramagalense “era a grande responsável” pelo prémio atribuído. Como também era a responsável pela “história da Metalúrgica e levou a que a Câmara e a Junta de Freguesia encetassem todos os esforços para perpetuar aquilo que é a memória do grande fundador, o comendador Eduardo Duarte Ferreira” e, portanto, era uma comunidade que estava de parabéns.

A presidente explicou que “o prémio [de Museu do Ano] é constituído por quatro elementos” e que “esses quatro elementos ficarão durante um ano em exposição no Museu” em Tramagal. “No final do primeiro ano, nós colhemos um dos elementos que fica para sempre no museu e os outros três serão retirados, porque são o prémio para o próximo museu do ano. Até nesse aspeto há uma dinâmica associada que nos parece muito relevante”, fez notar.

Por último, a autarca abrantina salientou que no primeiro ano de funcionamento do Museu MDF existia uma média de “120 utilizadores/visitantes” e que “a esta altura apraz-nos registar que só neste mês de junho em que nos encontramos já ultrapassámos claramente os 250 visitantes, e que para o mês de julho temos inscritos para visita guiada cerca de 2200 visitantes. Portanto, este prémio trouxe uma nova visibilidade a este projeto, mas traz também aqui um reforço daquilo que é a nossa estratégia de continuar a fazer investimento no domínio cultural”.

A autarca considerou ainda que o Museu MDF é um projeto que não se esgota, “até porque todos os dias nós somos surpreendidos por novos factos, por novas peças, por novos registos que importa estudar, valorizar e incorporar neste espólio e nesta coleção”.

A família Duarte Ferreira esteve representada por Maria Helena. Vítor Hugo Cardoso, presidente da JF de Tramagal e Maria do Céu Albuquerque estavam visivelmente satisfeitos com o momento

A comunidade tramagalense esteve bem representada