Pesquisar notícia
quinta,
30 mai 2024
PUB
Constância

Tertúlia de Poesia «Pelo sonho é que vamos», é dedicada a Sebastião da Gama

14/02/2024 às 09:50
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Tertúlia de Poesia está de regresso à Casa Memória de Camões, em Constância, no dia 24 de Fevereiro, sábado, pelas 16 horas, com um tema que resume em si muito do que é a própria vivência poética: “Pelo sonho é que vamos”.

A razão da escolha é natural... Sebastião da Gama, o autor destas palavras, nasceu a 10 de Abril de 1924, celebrando-se, pois, este ano, o seu centenário. Natural de Vila Nogueira de Azeitão, no concelho de Setúbal, teve na imponência paisagística da Serra da Arrábida a sua principal fonte de inspiração.

Assim, esta primeira tertúlia de 2024 irá refletir sobre a obra do poeta, mas também sobre as suas motivações, incluindo a preocupação atual sobre as questões ambientais de que, há quase um século atrás, foi um dos precursores na literatura portuguesa.

Está assim feito o convite a quem queira partilhar uma tarde de conversa sobre o assunto na Casa que homenageia um dos maiores da Poesia Portuguesa, Luís de Camões, que mais adiante neste ano também será evocado a propósito do quinto centenário, como o será Alexandre O’Neill, nascido em 1924.

Como é hábito, todos os tertulianos são convidados a uma participação ativa, com leituras ou comentários sobre poemas próprios ou de outros autores.

A entrada é livre e a partilha sempre incentivada.

Foto: Vítor Oliveira - Wikipédia