Cultura Sardoal: II Encontro Internacional premeia os melhores ao piano
Decorreu esta quinta-feira, o concerto de encerramento e a entrega dos diplomas aos vencedores do II Encontro Internacional de Piano, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal.
Ao piano estiveram os vencedores do primeiro e do segundo prémio.
O primeiro a subir a palco foi Pedro Afonso Ribeiro, vencedor do 1º prémio na categoria juvenil. Seguindo-se Ksenia Kemova vencedora do 2º prémio ex-aequo, na categoria sénior.
Yoana Raycheva foi igualmente premiada com o 2º prémio ex-aequo, na categoria sénior, e por fim, Ruben Micieli venceu o prémio Jovem Talento e o primeiro prémio na categoria supremo.
Miguel Borges, Presidente da Câmara de Sardoal, e o pianista Ruben Micieli
Miguel Borges, Presidente da Câmara de Sardoal, explicou à Antena Livre que esta “semana foi fantástica trouxe ao Sardoal pianistas e músicos de 15 países do mundo”. O presidente avançou ainda que o II Encontro fez com que “muitos sardoalenses recebessem em suas casas os músicos e os pianistas”.
“Sendo apenas o segundo ano atingiu um nível muito bom. Contou com a presença de grandes mestres de grandes músicos mundiais e atrás deles vieram os grandes músicos mundiais que estiveram cá durante uma semana”, esclareceu o presidente.
“Este ano, tivemos uma novidade, estiveram três pianos nas capelas” da vila, que eram tocados todos os dias, desde o largo do Pelourinho até ao Centro Cultural. “Era lá que os pianistas trabalhavam das 9h00 da manhã às 21h00”, aluiu o autarca.
Miguel Borges referiu-se a uma frase do Papa Francisco para contextualizar a evolução do evento: “Nós queremos que tudo corra bem e ir para o cimo da escada. Mas não nos podemos esquecer que para lá chegar, temos que subir degrau a degrau. É subir o degrau lentamente de forma sustentável, para que daqui a 10/20 anos possamos continuar a ter o Encontro Internacional de Piano aqui no Sardoal”.
Pedro Afonso Ribeiro, vencedor do 1º prémio na categoria juvenil
Manuel Araújo, pianista e na qualidade de subdiretor artístico do Encontro, disse à Antena Livre que o evento “correu muito bem e que foi uma semana de grandes surpresas e que superou as expectativas”.
O pianista referiu que este II Encontro Internacional de Piano quase que triplicou ao nível de participantes e de dimensão no que diz respeito à edição do ano passado.
“Para uma segunda edição é incrível ter aqui pianistas que foram premiados em grandes concursos internacionais”, aludiu.
Manuel Araújo anunciou que o Sardoal “esteve inundado durante 7 dias por quase 30 músicos e com as respetivas famílias e pessoas que os acompanhavam. Foi realmente algo magnífico”.
“Acho que foi maravilhoso percorrer a rua principal e ouvir-se música permanentemente. Acho que foi mesmo muito bonito”, afirmou o responsável.
O II Encontro contou com a presença de alguns dos mais conceituados músicos a nível mundial: os professores Aquiles Delles Vigne, Adriano Jordão e Wolfgang Holzmair. A iniciativa contou com cerca de 50 pessoas envolvidas desde os pianistas, às suas respetivas famílias e aos professores.
Fátima Saraiva_Estagiária ESTA