Pesquisar notícia
quarta,
06 jul 2022
PUB
Cultura

“Repositório digital” das peças do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (C/ÁUDIO)

18/05/2022 às 15:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

É no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, que o MIAA, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, disponibiliza ao público novos recursos online com base num “software de gestão de coleções”.

Este ano, o tema que marca este dia é “O Poder dos Museus”, que visa mostrar o impacto positivo destes espaços culturais, nem mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da Covid-19. O tema do Dia Internacional dos Museus foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus, ICOM.

No MIAA, é disponibilizado um software assim como o site da rede de museus de Abrantes, “uma serie de recursos” que passam assim a ser disponibilizados online.

Segundo o vereador Luís Dias, “deixa de haver inventários dispersos” passa assim a “haver um agregador de conteúdos e esse repositório digital depois será disponibilizado, no caso da rede de museus, já hoje no Dia Internacional dos Museus”.

Todas as peças presentes no MIIA foram “catalogadas” fotograficamente e descritas para que possam estar neste software “super normalizado”. Todos os dias é feita uma catalogação das peças, até porque “estamos aqui ao lado de uma biblioteca que cataloga todos os dias” e continuam a ser feitos estudos. Esta é também uma forma para que não só visitantes, como os seus colaboradores “saibam como é que estão as suas peças”.

Luís Dias, vereador CM Abrantes

O MIAA terá também noite livre no museu, que conta com a presença da banda abrantina Coiote pelas 22h. A banda teve o seu álbum de estreia em dezembro de 2021 num estilo folk, rock e soul. A entrada na noite de museu aberto, com a casa do Museu iluminada, o Convento de São Domingos e até imóvel do século XVI, será gratuita e irá decorrer entre as 21h00 e as 23h00, não é necessária inscrição prévia.

Dia assinala-se em Constância e Mação

Para comemorar este dia, outros museus dos arredores de Abrantes também estão a celebrar.

Em Constância o dia 18 conta com a apresentação do livro "Guia dos peixes de água doce e migradores de Portugal Continental", com a presença da coordenadora Maria João Collares-Pereira. As sessões de apresentação do livro estão abertas ao público em geral, mas são mais direcionadas para os alunos do 1.º ciclo. No concelho também serão realizadas, entre os dias 17 e 19 de maio, visitas ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas, assim como uma atividade sobre os peixes de Constância. Esta é uma atividade direcionada aos alunos dos jardins de infância.

Dia 22 de maio, Mação terá uma visita guiada às gravuras rupestres do Rio Ocreza. O ponto de partida será às 08h30 de domingo, em frente ao Museu, com partida de autocarro para Ocreza.

Maria Francisca Carvalho