Pesquisar notícia
quinta,
30 mai 2024
PUB
Constância

Poesia de intervenção vai fazer-se ouvir na Casa Memória de Camões

10/04/2024 às 11:49
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Casa-Memória de Camões, em Constância vai organizar mais uma Tertúlia de Poesia, dia 27 de abril, a partir das 16 horas.

Dois dias antes celebra-se o 25 de Abril, e também por isso, mas não só, a tertúlia de Poesia da Casa Memória de Camões em Constância tem este mês como tema a Poesia de Intervenção. Porém, será uma temática que não se cingirá à escrita da resistência à ditadura salazarista nem àquela que, a seguir à “madrugada clara e limpa”, espraiou em verso os ideais de Abril. Porque interventiva é com frequência a poesia, veículo privilegiado para agitar as mentes com palavras sonantes de significado tantas vezes inócuo para os censores.

Fica, pois, o convite a todos os interessados para levarem consigo poemas de qualquer época ou parte do mundo que se enquadrem na perspetiva da poesia de intervenção. Dia 27 de Abril, sábado, pelas 16 horas e desta vez, se a meteorologia ajudar, no Jardim-Horto de Camões, ali junto à confluência entre o Tejo e o Zêzere.

A realização ao ar livre, como tem acontecido noutros momentos primaveris em anos anteriores, vai permitir também que às palavras ditas se juntem as palavras cantadas, pelo que haverá algumas surpresas musicais, ao vivo, nessa tarde.

Como habitualmente, a sessão terá uma primeira parte com poemas escolhidos pela equipa coordenadora da Tertúlia, uma segunda em que todos os participantes são convidados a, se assim o entenderem, partilharem as suas leituras, e uma terceira rodada, de temática mais livre, aberta também a quem queira dar a conhecer aquilo que anda a escrever.

A entrada é livre e a partilha sempre incentivada.