Pesquisar notícia
sexta,
21 jan 2022
PUB
Cultura

Mação: Aldeia do Pereiro reviveu tradições natalícias

18/12/2016 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Dando cumprimento ao programado pela Associação local e sua população, a aldeia do Pereiro de Mação, viveu este sábado mais um dia memorável recordando as suas tradições natalícias. À tarde, aconteceu o tradicional passeio de pais Natal em bicicleta com os participantes vestidos a rigor. Partiram do Largo do Arraial e percorreram as localidades das redondezas e a sede do concelho (Mação), cantando canções desta quadra natalícia e desejando boas festas a todos. A distribuição de bombons aos mais pequenos faz sempre parte desta tradição.

Ao início da noite, foi acesa a tradicional fogueira de Natal. À semelhança dos anos anteriores, tencionam manter a fogueira bem acesa dia e noite até depois do dia de Reis, consumindo mais de dez toneladas de cepos de pinheiro e eucalipto. Faz parte da tradição haver sempre petiscos a assar nas brasas da fogueira e bebida a acompanhar.

Seguidamente foi inaugurada a nova árvore de Natal, com oito metros de altura e 3.500 lâmpadas led multicor dando um brilho nunca visto na aldeia. Tem a particularidade de estar enfeitada à moda das ruas enfeitadas, que ocorrem no Pereiro anualmente na semana que antecede o último fim-de-semana de Agosto.

A terminar estas iniciativas, a Associação ofereceu um lanche ajantarado a toda a população, com carnes e enchidos assados e comidos ao redor da fogueira.