Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Azinhaga

IPT e Fundação José Saramago promovem conferência inspirada em «As Pequenas Memórias» do Nobel da literatura

14/11/2023 às 12:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No passado dia 10 de novembro, no âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, o Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Techn&Art) do Instituto Politécnico de Tomar e a Fundação José Saramago dinamizaram a conferência intitulada As gentes e as paisagens da Azinhaga: nos caminhos de Saramago que teve lugar na delegação da Azinhaga, terra Natal do nobelizado.

Esta conferência constituiu o culminar de um projeto financiado, inserido no Techn&Art e em pareceria com a fundação José Saramago, designado Memórias da Azinhaga por Saramago (MAS). A equipa de investigação deste projeto multidisciplinar, constituída por investigadores do Centro de Investigação e docentes do IPT de várias áreas do conhecimento como literatura, sociologia, audiovisual e design, contou com Manuela Sofia Silva, Maria Barras Romana, João Miguel Cordeiro (atualmente, docente da Universidade de Évora), Luís Santos, Júlio Silva, Ana do Carmo e Susana Domingos.

Este projeto resultou do repto lançado pela curadora da FJS, Ana Matos, e visava a realização de oito curtas-metragens, inspiradas no único livro autobiográfico do autor As Pequenas Memórias de modo a sensibiliza o público para a ligação de José Saramago à Azinhaga. Deste longo trabalho de campo de filmagens e entrevistas a habitantes da aldeia, familiares e amigos de Saramago, também resultou o livro Das Pequenas Memórias de Saramago. Roteiros de memória cujo design e paginação esteve igualmente a cargo da equipa.

Para além das quatro conferências subordinadas à obra As Pequenas Memórias de Saramago, a sessão contou com a apresentação do mencionado livro, assim como a antestreia das curtas-metragens. Foi uma sessão bastante participada, sobretudo com pessoas da aldeia, que aplaudiram os pequenos documentários, e, como referiu Ana Matos, neta do único Nobel literário português, “foi um dia feliz” para ela e com certeza para a Azinhaga.

 

 

Galeria de Imagens