Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Golegã

I Festival do Campino já tem data marcada

22/11/2023 às 11:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O I Festival do Campino já tem data, sendo realizado no próximo ano, entre os dias 26 a 28 de abril, na freguesia da Azinhaga, concelho da Golegã.

Este certame terá um carácter anual, sendo “um momento de exaltação da cultura tradicional” do país e especialmente da freguesia de Azinhaga.

Este projeto está a ser dinamizado em conjunto pelo Município da Golegã e pela Associação Toiro à Corda, pretendendo oferecer aos visitantes momentos como entradas de touros, condução de cabrestos, picaria à vara larga, touro à corda, perícia de campinos, corridas de campinos, mostras de artesanato, tasquinhas e animação noturna, entre outras atividades que podem ser vividas durante os três dias de festa.

A Azinhaga tem “uma ligação e um currículo ímpar na dedicação à criação de cavalos e à criação de toiros bravos”, sendo exemplo disso a Ganadaria de Rafael José da Cunha, que a partir de 1830 criou toiros bravos de casta portuguesa e de onde saiu o primeiro toiro português lidado em Madrid.

A Azinhaga é, também, a terra onde nasceram, viveram e trabalharam ilustres campinos, que nas ganadarias do concelho e noutras por Portugal fora, “alimentaram com trabalho e talento as mais relevantes casas agrícolas do país, brilhando em cima do cavalo, perante o toiro bravo”.

Estes e outros argumentos são a chave para que se eleve e promova, a nível turístico e cultural, a “Azinhaga, Berço do Campino”.