Pesquisar notícia
quinta,
07 jul 2022
PUB
Cultura

Hospital acolhe exposição coletiva de pintura dos alunos de Massimo Espósito

30/05/2022 às 18:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Hospital Distrital de Abrantes tem patente uma exposição coletiva de pintura com trabalhos dos alunos do pintor italiano radicado em Abrantes, Massimo Espósito, que poderá ser visitada no átrio principal desta unidade de saúde.
Esta iniciativa enquadra-se no foco que o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) pretende dar à componente de humanização dos cuidados de saúde, depois de um conturbado período de pandemia que, de certa forma, nos afastou de tudo e de todos, inclusive da arte em todas as suas expressões.

Tal e qual como na arte, nesta Instituição as emoções estão sempre à flor da pele: as dos doentes, as dos seus familiares, e as dos nossos profissionais, que seguram a vida de tantos nas suas mãos. Como tal, esta iniciativa contou, desde o primeiro minuto, com o apoio do CHMT, enquanto força viva da região, e da Liga dos Amigos do Hospital de Abrantes.

Na cerimónia de inauguração, que contou com algumas dezenas de pessoas, estiveram presentes vários dos autores das obras agora expostas. Destacaram-se também as presenças de Fernanda Andrade, enfermeira-adjunta da Unidade de Abrantes em representação do Conselho de Administração do CHMT, José Alberty, membro da Liga dos Amigos do Hospital de Abrantes, e Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

O presidente da Câmara de Abrantes destacou a sua presença na inauguração ao referir que “fiz questão de estar aqui porque estou sempre junto da minha comunidade e perto dos nossos artistas e há muito tempo que pretendemos devolver a Galeria Municipal aos nossos artistas, às nossas pessoas, à nossa comunidade e vamos fazê-lo rapidamente, no dia 14 de junho vamos reinaugurar a Galeria com as nossas gentes”.

Nesta cerimónia foi ainda oferecida, pelo pintor Massimo Espósito, uma obra de arte para a realização de um leilão solidário. O resultado do leilão reverterá a favor da Liga dos Amigos do Hospital de Abrantes.

A exposição, onde estão patentes mais de 30 obras de pintura de pintores amadores da nossa região, pode ser visitada até 30 de junho.

Os trabalhos são dos seguintes alunos de Massimo Espósito: Francisco Rosa Freitas (Abrantes); Iara Santos (Abrantes); Rita Gonçalves (Abrantes); M. Clara Moreira (Abrantes); Mariana Anjos (Abrantes); Susana Goberna (Cuba/Abrantes); Alice Cardoso (Abrantes); Dinis Matias (Abrantes); Diogo Alves (Abrantes); Mariana Grácio (Abrantes); Gabriel Bicho (Abrantes); Fernanda Martins (Abrantes); Tomás Martins (Abrantes); Adriana Gonçalves (Abrantes); Jéssica Ferreira (Abrantes); M. Judite Raposo (Abrantes); Claudio Tedaldi (Itália/Abrantes); Sofia Luís (Torres Novas); António Paredes (Santarém); Iara Ferreira (Alpiarça); Margarida Serrano (Alpiarça); Helena Braga (Santarém); Madalena Moreira (Alpiarça); Teresa Mendes (Fazendas de Almeirim); Nélia Solange (Santarém); Isabel Andrade (Santarém); Dinis da Mota (Entroncamento); Paula Silva (Sertã); António Nogueira (Entroncamento); Gracinda Fernandes (Entroncamento); M. Rosário Correia (Entroncamento); Luísa Leitão Leal (Entroncamento); Noémia Serras (Entroncamento); José da Costa (Entroncamento); João Falcão Ferreira (Entroncamento).

Galeria de Imagens