Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
VN Barquinha

Graça Morais expõe “O Peso do Mundo”

8/03/2023 às 15:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto: Manuelvbotelho

Uma exposição de Graça Morais vai ocupar a Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, entre 11 de março e 30 de junho.

"O Peso do Mundo" é título de uma pintura da artista que dá agora nome ao grupo de trabalhos apresentados. Tais pinturas e desenhos são o resultado de trabalhos realizados em tempos de pandemia.

Esta exposição tem a chancela da Fundação EDP e é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria com o Município de Vila Nova da Barquinha para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

As obras que se vão poder ver foram selecionadas a partir do conjunto mais vasto apresentado entre julho e setembro de 2022, sob curadoria de Joana Baião e Jorge Costa no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

O clima de angústia mantém-se vivo nas peças apresentadas e tem sido marca permanente em Graça Morais, sempre preocupada com o destino trágico da humanidade, procurando as raízes desse destino num passado arcaico de sofrimento e dor que a vida rural lhe ensinou a ver e que a loucura do mundo contemporâneo, tecnológico e digital, entre guerras e pandemias, não resolveu, antes parece ter agravado.

Mas não é apenas uma lição de desespero que se tira destas imagens sofrida: há uma importante dimensão de resistência e solidariedade que se adivinha nos corpos expectantes, nas máscaras dos rostos, na aliança dos humanos com os animais e com a natureza. É essa dimensão que nos permite encontrar e seguir o fio de esperança que nos afasta do medo.

Maria da Graça Pinto de Almeida Morais nasceu no dia 17 de março de 1948 em Vieiro, Trás-os-Montes. Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1971. Actualmente reside e tem o seu atelier em Trás-os-Montes e em Lisboa. Entre os anos de 1976 a 1979 viveu em Paris, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É membro da Academia Nacional de Belas Artes e de diversas associações, confrarias e fundações culturais.

Desde 1974 até 2019 realiza e participa em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro. Para além de reconhecida e divulgada, a sua obra plástica tem conquistado ao longo dos anos inúmeros prémios e distinções.

A inauguração está marcada para dia 11 de março, às 17 horas, na Galeria do Parque, no Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha.

Poderá ser visitada no horário: Terça a sexta-feira - 11:00 às 13:00, 15:00 às 18:00 e ao sábado - 15:00 às 19:00. Encerra ao domingo e segunda-feira.

A entrada é gratuita.