Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Vale das Mós

Filme “Em Ano de Safra”, da abrantina Sofia Bairrão, estreia amanhã no Doclisboa

20/10/2023 às 16:21
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Amanhã, dia 21 de outubro, irá ser a estreia mundial do filme “Em Ano de Safra”, da autoria da jovem Sofia Bairrão, natural da freguesia de Vale das Mós, concelho de Abrantes.

A estreia vai acontecer no Cinema São Jorge, em Lisboa, no âmbito do 21.º Festival Internacional de Cinema, o Doclisboa. Este filme retrata o ciclo da extração de cortiça em Vale das Mós, freguesia do concelho de Abrantes, sendo de destacar que os atores e figurantes do filme são residentes locais da freguesia abrantina. Será exibido no âmbito do Doclisboa- 21.º Festival Internacional de Cinema, que decorrerá até dia 29 de outubro.

“Os sobreiros transpiram, os pássaros assobiam e as formigas seguem o seu caminho. Um ciclo de extração de cortiça numa aldeia no centro de Portugal. Um pai e uma filha em confronto tecnológico. Um amigo, uma horta. Uma família de tiradores, rechegadeias e molheiros, com os seus machados, rodilhas e esperanças. O retrato de ma comunidade suspensa. Uma meditação na paisagem que mais cortiça produz”, pode ler-se na sinopse do filme.

“Sendo um claro retrato desta comunidade, é um projeto que já se iniciou em 2018/2019 mas teve que ser interrompido por força da pandemia”, revelou Luís Filipe Dias, vereador com o pelouro da cultura no Município de Abrantes, que apontou também que este projeto foi apoiado e financiado pela Associação Juvenil de Vale das Mós - Cem Rumos, no âmbito do FinAbrantes.

Este filme será apresentado no Cinema São Jorge, em Lisboa, às 21h15. O bilhete tem um custo de 5 euros.

Jade Garcia