Pesquisar notícia
quarta,
22 jan 2025
PUB

Cultura Abrantes: Creative Camp reúne uma centena de pessoas para discutir e pensar os caminhos da criatividade

26/06/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Pelo quinto ano consecutivo, Abrantes recebe o 180 Creative Camp, que este ano decorre de 2 a 9 de julho e que terá uma programação organizada em três eixos: Academia, Fábrica e Festival.

Durante o evento, jovens de todo o mundo, acompanhados por "alguns dos melhores criadores nacionais e internacionais” terão a possibilidade de partilhar ideias e experiências, em áreas como o design, arquitetura, arte, música, vídeo, fotografia ou ilustração. Espera-se uma academia de verão que junta uma centena de pessoas para discutir e pensar os caminhos da criatividade.

Maria do Céu Albuquerque, Presidente de Câmara de Abrantes, e Luís Fernandes, do Canal 180, apresentaram, hoje, o que se perspetiva para uma semana dedicada à criatividade em pleno Jardim da República.  

Os três eixos do evento têm o intuito de “atrair criativos de todo o mundo, dinamizar a região, oferecer concertos em diferentes cantinhos da cidade e deixar uma marca no campo”, explicou Luís Fernandes.

O responsável deu conta de alguns dos projetos que serão realizados no decorrer da 5ª edição do Creative Camp: “Será apresentado um filme, realizado por João Sousa, que passou aqui umas semanas a fazer perguntas e a descobrir o território, e que vai contar a história de um jardineiro (…) que criou a ideia da cidade florida. Vamos ainda requalificar dois cantinhos da cidade e muito mais”.

As intervenções que os artistas vão desenvolver pela cidade, o pavilhão temporário, que servirá como sede do campo, os concertos ou as conversas que irão existir com a comunidade local, são apenas alguns dos pontos mais relevantes que a organização destaca para a edição de 2017.

Por sua vez, Maria do Céu Albuquerque recordou que esta é a quinta edição do 180 Creative Camp e que o objetivo é realizar oito “para consolidar esta marca enquanto uma referência abrantina, de Portugal e da Europa, no domínio da criatividade”.

“Queremos efetivamente estimular a criatividade, a inovação nas nossas crianças, nos nossos jovens e que isso possa ter valor social”, salientou a Presidente à Antena Livre.

“Por outro lado, queremos que [o 180 Creative Camp] tenha um retorno económico e daí esta aposta. Que através do domínio da criatividade, da arte e nos diversos domínios transversais, possamos atrair artistas e criativos que deixem aqui marcas e obras”, aludiu a autarca abrantina.  

Maria do Céu Albuquerque explicou que as obras deixadas pelos criativos participantes devem servir “para atrair públicos, turistas” e “no fundo ter uma galeria a céu aberto”.

Este evento conta com um investimento de 75 mil euros, avançou a presidente, dando conta que o retorno é “imediato na nossa comunidade, porque é aqui que dormem [os participantes], que comem, que compram os materiais e que reproduzem [o evento]. É efetivamente uma mais-valia na nossa economia”.

Com grandes expectativas a autarca convida a comunidade a participar, a inteirar-se do programa, afirmando que as iniciativas quer com artistas nacionais, quer com internacionais, são importantes a conhecer.

A programação, promovida pelo Canal 180, inicia-se no dia 3 de julho com a 180 Media Arts Conference, uma conferência sobre as relações entre arte, música, vídeo, arquitetura e tecnologia, onde estarão presentes Jeff Hamada, fundador do BOOOOOOOM; Inês Nepomuceno, designer gráfica; Antonia Folguera (Sónar+D e We Are Europe) e Andres Colmenares e Lucy Rojas, fundadores do Internet Age Media.

A Academia, que consiste num programa de workshops no território do design, fotografia, vídeo e música, vai ter a orientação do estúdio dinamarquês Put Put, de Chris Unwin da plataforma The Creator Class, de Inês Nepomuceno e de Moriz Oberberger. Destaque ainda para o artista Put Put que vai construir três fontes temporárias em Abrantes.  

O eixo Fábrica vai produzir um conjunto de intervenções e reflexões sobre o território, a cargo de Diogo Aguiar Studio e do colectivo alemão 44 Flavours.

A área Festival prevê concertos gratuitos de Surma, Stereossauro, Cave Story, Holy Nothing e Conjunto Corona.

 

Fátima Saraiva_Estagiária ESTA