Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Cultura

Constância: Célia Chamiça e José Martinho Gaspar vencem prémios Alexandre O'Neill

20/12/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Jorge Pereira, Ana Filipa Montalvo, José Martinho Gaspar, Sérgio Oliveira, Célia Chamiça e Júlia Amorim

A Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill detentora, desde 1986, da biblioteca pessoal de Alexandre O'Neill, celebrou esta terça-feira, o 93.º aniversário do poeta com a atribuição dos prémios da 4ª Edição do Concurso Literário Alexandre O'Neill.

Célia Chamiça e José Martinho Gaspar venceram o Concurso Literário dedicado às modalidades de conto e poesia.

Num total de 25 participantes, na modalidade de poesia venceu Célia Chamiça, natural de Lisboa, com o poema “Segredos do Além”. E na modalidade de conto, com o texto “Espinho ou pétala, Rosa?”, José Martinho Gaspar, escritor abrantino, venceu também o primeiro lugar.

José Martinho Gaspar explicou a história que retrata o conto que apresentou a concurso. “Um dos temas propostos era o da amizade e eu acabei por me inspirar numa situação real, uma situação de doença”, começou por explicar o autor abrantino.

“ [O conto] retrata a história de uma pessoa (…) que em meados do século 20 quando nasceu acabou por ser vítima de poliomielite. É uma senhora aqui da nossa região, e que apesar de todos os problemas, os seus pais e colegas acabaram por fazer tudo para que ela fizesse o seu ensino, quer em termos de ensino primário, como secundário…”

“Naturalmente, que esta história de vida está um pouco ficcionada neste conto e que existem muitos episódios que não aconteceram na realidade, mas temos muitos momentos de alguém que teve este estigma, que o conseguiu ultrapassar e marcar o quotidiano da nossa região”, vincou o escritor. 

Já Célia Chamiça salientou a importância do prémio atribuído ao seu poema. “Apesar de não ter sido o prémio Alexandre O'Neill o meu primeiro prémio literário, para mim é muito especial. Num país em que quem se dedicada à escrita literária tanta dificuldade encontra para a dar a conhecer (…) os prémios literários constituem um dos raros encorajamentos para continuarmos a escrever literatura em língua portuguesa”, referiu a escritora.

À margem da cerimónia, Sérgio Oliveira, presidente da Câmara, salientou à Antena Livre a marca Constância - vila poema, afirmando que Constância “é uma terra de poetas” e compete ao Município “cada vez mais contribuir e fazer atividades para que a leitura e poesia sejam um hábito nos jovens e nos menos jovens. É uma iniciativa que visa a promoção da nossa cultura, neste caso a poesia de Alexandre O’Neill”, aludiu.

Para além da atribuição dos prémios, a cerimónia de ontem contou ainda com uma sessão de Poesia pela Universidade Católica e a visualização de um documentário sobre o Mural dos Poetas, elaborado pelo curso de Vídeo e Cinema Documental da ESTA.