Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Ana Laíns nos Caminhos Literários em Constância este sábado às 21:30

6/08/2021 às 16:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os Caminhos Literários – Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram viajam esta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de agosto, a Constância. São os primeiros eventos no âmbito do projeto Caminhos Literários – Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram que é uma iniciativa de cultura em rede em Abrantes, Constância e Sardoal.

Este é um programa de artes e espetáculos em rede com o objetivo comum de potenciar um território onde, para além das paisagens literárias associadas aos seus escritores, é proposto criar um programa turístico-cultural em que a literatura se torne fator determinante para a descoberta de novas identidades.

Assim, neste início do mês de agosto podemos começar a assistir a alguns espetáculos integrados no projeto, nomeadamente em Constância que apresentará nos dias 6 e 7 de agosto o Vídeo Mapping – “Os Lusíadas - A grande viagem de Camões”, a 7 de agosto a inauguração de Escultura - Terra de Palavra e o concerto de Ana Laíns “Mátria Língua – Camões e outros poetas”.

A iniciativa integrará também a Oficina Inclusiva “Caça Texturas”, por Miguel Horta, a qual terá lugar no dia 7 de agosto, às 10h00, na zona ribeirinha de Constância, no âmbito do Caminhos das Pessoas.

Os eventos estão sujeitos às normas de prevenção COVID -19 em vigor, e têm limitação de participantes.

O Vídeo Mapping – “Os Lusiadas, A grande viagem de Camões" vai acontecer nos dias 6 e 7 de agosto na zona ribeirinha da vila às 21h30/22h00/22h30

Este espetáculo de vídeo mapping mostrará uma viagem única sobre as figuras mitológicas descritas na grande viagem de Camões “Os Lusíadas”. Esta viagem será representada nas copas das árvores e na paisagem natural da zona ribeirinha do rio Zêzere, em Constância. A Vortice Dance Company, para o desenvolvimento deste espetáculo de vídeo mapping foi buscar inspiração no livro «Os Lusíadas» e em toda a coleção documental.

A Oficina Inclusiva Caça Texturas com Miguel Horta tem agendamento para este sábado 7 de agosto na Zona Ribeirinha às 10h00.

Ainda neste sábado 7 de agosto junto ao Largo Cabral Moncada às 17h30 o visitante pode navegar visualmente nesta instalação artística é descobrir um concelho repleto de riqueza natural, material e sobretudo humana, é nas gentes e locais que o município reconhece o mais inestimável valor de Constância.

Este projeto original, Terra de Palavra pensado e desenvolvido para o concelho será uma ferramenta que visa desenvolver a cidadania ativa, promovendo uma atuação de proximidade entre os Constancienses.

Revisitar nesta obra as freguesias e lugares do concelho, criará nas nossas gentes um reencontro ainda mais vivo, um pedaço do seu passado coletivo, das suas raízes e da sua cultura.

Também sábado, às 22h30 Ana Laíns vai apresentar o seu espetáculo Mátria Língua. Ana Laíns encontra na Língua portuguesa a sua matriz, e ao longo dos últimos 20 anos tem transportado esta bandeira um pouco por todo o Mundo.

Neste concerto – Ana Laíns canta Camões e outros poetas – tudo parte dos Verdes Campos de Camões. Depois voa nas asas da Gaivota de Alexandre O’Neill, e culmina na homenagem a José Ramoa, o eterno Zé Brasileiro Português de Braga, de Vasco Lima Couto, sem antes deixar de visitar outros grandes mestres da literatura que têm feito parte do seu percurso pessoal.

Os Caminhos Literários resultam de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 e estão integrados no projeto Caminhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – CIMT. A programação na íntegra poderá ser consultada em https://caminhos.mediotejo.pt/projetos/caminhos-literarios/ .