Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Cultura

Abrantes recordou António Bandos - COM SOM

14/12/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Alves Jana do Clube de Filosofia

Realizou-se ontem, quarta-feira, a sessão António Bandos: memória, democracia e desafios, uma iniciativa do Clube de Filosofia de Abrantes.

A sessão começou com a leitura de mensagens enviadas pela presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, e pelo presidente da Assembleia Municipal, António Mor, e umas breves mas sentidas palavras do Vereador Jorge Valamatos, ali em representação da Câmara Municipal.

De seguida foi feita uma apresentação sumária da vida e atividades de António Bandos. O núcleo central da sessão foram as intervenções de José-Alberto Marques, como colega na escola D. Miguel de Almeida e poeta, Rolando Silva, que falou de António Bandos sindicalista, Mário Pissarra falou da sua experiência com o homenageado sobretudo nos jornais locais, e Nelson Carvalho contou a relação que mantiveram nas conversas de café e na vida política local.

Um humanista, um homem simples e desprendido, com convicções fortes mas tolerantes... foram algumas das notas salientes que compuseram o retrato do homem - professor, político local, sindicalista, jornalista amador e participante ativo na vida cultural local - António Bandos.

Depois de mais algumas intervenções de pessoas do público presente, a sessão terminou com a leitura de um poema de José-Alberto Marques em tempos dedicado a António Bandos.

Da sessão saiu ainda uma recomendação para que a rua Dr. António do Rosário Bandos, junto à Escola D. Miguel de Almeida, seja identificada com a respetiva placa toponímica, que ali em tempos existiu mas entretanto desapareceu.

Vereador Jorge Valamatos no uso da palavra, na sessão de ontem