Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Caminhos Literários

Abrantes: Caminhos literários de regresso com performance de Lúcia Moniz e Pedro Lamares

17/11/2021 às 16:32
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

O projeto intermunicipal “Caminhos Literários”, programação de arte e espetáculos em rede, está de regresso. Este sábado, 20 de novembro, Lúcia Moniz e o ator Pedro Lamares trazem a Abrantes o espetáculo “Para atravessar contigo o deserto do mundo”, uma performance criada pelos dois artistas inspirada na amizade e nas cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena. O espetáculo realiza-se na Biblioteca Municipal António Botto, a partir das 21:30, e a entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento dos bilhetes no dia do espetáculo, que poderá ser feito no Welcome Center – Posto de Turismo (10-13 horas e 14-18 horas) ou na Biblioteca Municipal, a partir das 10 até às 13 horas, e durante a tarde, 1 hora antes do espetáculo. A lotação é, de acordo com o Município, limitada.

Já no dia 23 de novembro, Gonçalo M. Tavares vai realizar, a partir das 14 horas, uma oficina de escrita e imaginação, na Biblioteca Municipal António Botto, onde serão feitos exercícios práticos de aplicação de alguns conceitos, em redor da linguagem e da imaginação, tais como conceito de erro; erro e criatividade; exercícios sobre a objetividade e subjetividade; exercícios sobre acaso; como descrever um objeto; pontos de vista, entre outros.

Luís Portugal, vocalista dos Jafumega, acompanhado por Rui Vilhena (Vozes da Rádio) na guitarra e voz, e por Ricardo Coelho, na percussão e vibrafone, cantam “Poetas com Voz”, num espetáculo que será uma viagem pela língua portuguesa através de vários poetas cantados como José Afonso, Ary dos Santos, José Luís Tinoco, Carlos Tê, José Soares Martins, entre outros.

“Poetas com Voz” realiza-se na Biblioteca Municipal António Botto, a partir das 21:30 horas. A entrada é gratuita, tal como no espetáculo de sábado, mas sujeita às mesmas regras.

O projeto intermunicipal Caminhos Literários, que envolve os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal e que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e ser um elemento dinamizador da economia da região, através do turismo atraído por este evento que traz música, literatura, cinema documental, artes visuais, conversas, residências artística, teatro, entre outros, aos territórios envolvidos no projeto.

O projeto “Caminhos Literários” conta com o escritor José Luís Peixoto como principal impulsionador da construção de um original roteiro literário.