Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Cultura

Abrantes: Alunos da Dr. Manuel Fernandes levaram à cena conto de José Saramago - COM SOM

6/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, foi levado à cena, na passada sexta-feira, dia 3, na Escola Dr. Manuel Fernandes, pelos alunos do Curso de Teatro daquela escola.

A encenação de Carla Dias privilegiou o serviço ao texto, mas dando à representação uma poesia de grande expressividade e, sobretudo no final, um significado dramático a remeter para a cena internacional. O resultado foi uma representação intensa e muito bem conseguida, pese embora a idade dos atores. Mesmo assim, uma vez que se tratou de um trabalho dos alunos do 12º ano, embora com a participação de alunos da turma do 11º do mesmo curso, era comentado por quem os conhece de perto a grande evolução que estes alunos fizeram desde o início do curso, há dois anos e meio.

A qualidade dos espectáculos de teatro que a Escola tem oferecido faz com que haja já um público fiel, que não quer perder a qualidade de uma produção cultural que vem sendo regular.

Importa registar que neste ano não houve turma no 10º ano. A primeira turma está a terminar o seu curso. A segunda, agora no 11º ano, termina no próximo ano. Se não houver no próximo ano uma turma a iniciar este curso, é uma valência que se perde, não apenas na oferta formativa dos alunos mas também na oferta cultural à cidade e à região. Isto porque a peça agora estreada vai andar em digressão nos próximos meses.

Alves Jana