Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
VN Barquinha

XXIX Mês do Sável oferece visitas ao Castelo de Almourol e Centro Templário

13/02/2023 às 16:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila Nova da Barquinha vai promover a mostra gastronómica “Mês do Sável”, entre 18 de fevereiro e 19 de março de 2023.

Os amantes desta iguaria poderão degustar o sável frito com açorda de ovas, em seis restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha, e ganhar passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário. Esta promoção é válida apenas ao fim de semana, sendo atribuído 1 bilhete por dose, nos restaurantes aderentes.

Nesta época do ano, o sável e outras espécies sobem as águas do Tejo, dando origem a sabores únicos, confecionados de acordo com receitas centenárias.

Esta é a 29.ª edição consecutiva deste evento que anualmente promove tanto o Sável como a Lampreia (espécie que este ano não integra a mostra), animando a restauração e atraindo milhares de visitantes a um território onde se pode visitar os monumentos nacionais Castelo de Almourol e Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, ou o mais recente Trilho Panorâmico do Tejo, entre outras atrações.

Este festival da gastronomia ribeirinha, fruto da parceria do Município com os restaurantes, tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional de um concelho banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

São restaurantes aderentes: Almourol (Tancos), Grilo (V.N. Barquinha), Loreto (V.N. Barquinha), Ribeirinho (V.N. Barquinha), STOP (Atalaia) e Trindade (V.N. Barquinha).