Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Concelhos

VN Barquinha: AM aprova candidaturas ao Programa Renovação de Aldeias para recuperar Igreja de Tancos, criar espaço cultural no Mercado Municipal e albergue para peregrinos

30/09/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR: Antena Livre

Na sessão de 27 de setembro da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha foram aprovadas por unanimidade três candidaturas ao Programa Renovação de Aldeias, medida gerida pelos Grupos de Ação Local de apoio à preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais locais (paisagístico e ambiental, incluindo ações de sensibilização).

Um dos três projetos candidatos está relacionado com a Igreja Matriz de Tancos. O objetivo é valorizar recuperar o património que, segundo o presidente do município de Vila Nova da Barquinha em declarações à Antena Livre, “em sede de manutenção se encontra em estado lastimável”.

Este edifício é “património da Direção Geral do Património Cultural”, explica Fernando Freire, uma vez que “é monumento classificado”. O promotor desta candidatura é a Junta de Freguesia de Tancos.

A segunda candidatura a ser feita no âmbito do Programa Renovação de Aldeias diz respeito ao Mercado Municipal de Vila Nova da Barquinha, no sentido de aí ser criado “um espaço cultural – o Mercado da Cultura, assim designado”, explica o autarca.

Neste caso, o promotor da candidatura é o próprio Município. Fernando Freire explica que “cada entidade, ou seja, cada pessoa jurídica coletiva só pode candidatar um projeto”.

Mas como não há duas sem três, foi ainda aprovada a candidatura de um projeto por parte da Fábrica da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios para a criação de um “albergue da juventude (…) um albergue de peregrinos no âmbito dos Caminhos de Santiago”, explica Fernando Freire.

O que está em causa é a “requalificação do edificado” que é posse da Fábrica da Igreja da Moita do Norte. 

 

Ana Rita Cristóvão