Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Tecnologia

Visitbarquinha.pt é a nova marca, e plataforma, de promoção turística (c/áudio e vídeo)

19/12/2022 às 12:40
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Visitbarquinha é a nova marca turística do concelho de Vila Nova da Barquinha. E se digitarmos no motor de pesquisa visitbarquinha.pt entramos numa plataforma digital nova que mostra todas as potencialidades turísticas deste concelho.

A apresentação aconteceu na sexta-feira, dia 16 de dezembro, e o presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, deixou uma primeira nota sobre os dados de afluência turística do Médio Tejo que apontam para números pré-pandemia, ou seja, para voltarmos a 2019 no que à presença de turistas na região diz respeito

Fernando Freire, presidente CM Vila Nova Barquinha

Fernando Freire fez questão de frisar que um dos maiores ativos no turismo, perante visitantes de outras nacionalidades, é a “a nossa humanidade”. Disse o presidente da Câmara, que na manhã dessa sexta-feira tinha estado num encontro do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que a “humanidade dos portugueses” foi uma mensagem recorrente nos discursos como potencial turístico das nossas paragens.

O autarca destacou o muito do património natural ou edificado, ou ainda gastronómico que está presente nesta plataforma. E não deixou de fazer referência aos investidores privados, como os Sabores do Almourol com os licores ou o “Pirilau do Frade Ambrósio”.

Fernando Freire, presidente CM Vila Nova Barquinha

Pérsio Basso, do departamento de comunicação da Câmara Municipal, apresentou o novo portal que se junta ao portal oficial do Município, a uma conta de Facebook e duas de Instagram. Visitbarquinha vai ser a marca e imagem do turismo de vila nova da Barquinha, apresentada como “a terra de sorrisos”.

Pérsio Basso explicou a conceção do portal, “de muito talento, mas com gente e empresas do município. É um trabalho de muita gente e que demorou muitos meses a ser produzido.”

Depois fez uma visita guiada ao portal e ao que se pode encontrar no site e no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Pérsio Basso, CM Vila Nova da Barquinha

 

Teresa Nicolau, da empresa "Sabores do Almourol", foi convidada para apresentar o doce recriado a partir da história do Convento do Loreto, de Frades Franciscanos. Uma recriação que foi muito para lá de juntar farinha moída em mós, uma farinha mais grossa, ou a necessidade de ter ovos de galinhas que andam pelos campos, ou ainda dos marmelos “selvagens” que existiam em enorme quantidade por estas paragens.

Foi dois anos de pesquisa de Teresa com um chef pasteleira porque “a recriação faz sentido para se fazer como se fazia no tempo dos Frades Capuchos”.

Foi no reinado de D. João V, numa altura de muita riqueza do ouro que vinha do Brasil que, “de 15 em 15 dias, o Frade Ambrósio ia ao Convento de Odivelas como confessor das noviças e levava uma cesta com os bolos cilíndricos para ofertar.” E, de acordo com Teresa Nicolau, reza a lenda que essas visitas rapidamente ganharam fama dentro dos muros do convento.

Teresa Nicolau, "Sabores do Almourol"

Teresa Nicolau frisou que nestas investigações históricas ficou claro que o doce “para ser fiel tinha de ter os ingredientes idênticos aos da época". Farinha ainda moída em mó. Ovos de galinhas criadas ao ar livre. Açúcar de primeira escolha com uma refinação leve. E marmelos de “arbustos selvagens”. E depois ainda há outros ingredientes que “não digo, pertencem ao segredo do Frade Ambrósio.”

Fica ainda a nota que “a massa tinha de ficar moldável, sem partir, e tinha de ir ao forno de lenha.”

Teresa Nicolau espera que esta “nova janela possa trazer mais pessoas a Vila Nova da Barquinha.”

Juntamente com o visitbarquinha.pt houve ainda a estreia de um vídeo promocional, outdoors e folhetos turísticos.

E tudo porque Barquinha é uma terra de sorrisos!

Galeria de Imagens