Pesquisar notícia
quinta,
22 fev 2024
PUB
Vila de Rei

Município quer melhoria dos serviços da Autoridade Tributária (c/áudio)

6/02/2024 às 15:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila de Rei endereçou ao ministro das Finanças, Fernando Medina, um ofício onde requer uma melhoria dos serviços da Autoridade Tributária a funcionar em Vila de Rei. É que este serviço passou a ter apenas dois dias para receber pagamentos por parte dos contribuintes.

A informação foi avançada na reunião do executivo municipal, na sexta-feira da semana passada, dia 2 de fevereiro, pelo presidente em exercício, Paulo César Luís.

Na altura o autarca realçou o forte investimento na criação da Loja de Cidadão de Vila de Rei, onde estes serviços passaram a funcionar. A acrescentou que os serviços da Autoridade Tributária apresentam um número reduzido de funcionários que, para além de sobrecarregar os funcionários presentes, acaba por se refletir na eficiência do serviço prestado.

Na mesma informação é referido que existe ainda uma restrição nos serviços de tesouraria, com os utentes a poderem apenas realizar pagamentos às terças e quintas-feiras. Esta limitação, segundo o Município, tem igualmente causado bastantes inconvenientes, principalmente nos cidadãos com idade mais avançada.

O atendimento sem necessidade de marcação, que se realiza apenas durante as manhãs, foi outro ponto de destaque no ofício enviada ao ministro das Finanças. Esta situação tem-se mostrado ser inadequada, considerando a tipologia mais envelhecida da população Vilarregense, com muitos dos cidadãos a enfrentarem sérias dificuldades a acederem a este serviço nos horários disponíveis.

Paulo César Luís, presidente do Município de Vila de Rei em regime de substituição de funções, afirma que “esta restrição do acesso das pessoas aos serviços do Estado mostra-nos uma política do ‘faz de conta’, com medidas inconsequentes, incompetentes e que fogem ao foco central do investimento que foi feito no reforço das condições com a criação da Loja de Cidadão. Esta limitação é um ultraje e mostra que quem nos dirige tem uma visão totalmente deturpada do território. Esperamos que esta missiva que enviámos possa dar os seus frutos e que estas medidas sejam adaptadas às necessidades do território Vilarregense, facilitando o acesso aos serviços do estado à nossa população, com especial destaque para os nossos idosos.”

Paulo César Luís, presidente CM Vila de Rei

A nova Loja de Cidadão de Vila de Rei entrou em funcionamento a 6 de novembro de 2023, mas foi inaugurada apenas no dia 5 de janeiro de 2024, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Este espaço engloba serviços de Segurança Social, Finanças, Conservatória e Registo Civil, Espaço do Cidadão, Acripinhal e DRAPC – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.