Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Vila de Rei

Vila de Rei: BUPi já disponível para Cadastro Simplificado

24/02/2021 às 15:13
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Encontra-se já disponível em Vila de Rei, desde o dia 22 de fevereiro, o BUPi – Balcão Único do Prédio, com um balcão de atendimento presencial onde os proprietários poderão realizar a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.

A georreferenciação é a identificação de um terreno através de coordenadas geográficas, para que não existam dúvidas sobre os limites da propriedade, sendo mais fácil protege-la. Se os seus terrenos já estão registados na conservatória, esta georreferenciação será automaticamente associada ao seu prédio, sem custos ou aumento de impostos associados. Caso contrário, a georreferenciação pode ser feita, igualmente de forma gratuita, através de um técnico do município, no balcão BUPi do Município ou no site www.bupi.gov.pt.

Para efetuar este serviço, será necessário apresentar o seu cartão de cidadão e a Caderneta Predial com o número das matrizes a georreferenciar. No caso de não haver registo na conservatória, poderá registar o seu prédio ao apresentar documentos que provem que o terreno lhe pertence, como a escritura de compra e venda, habilitação de herdeiros ou decisão judicial.

Para informações adicionais, aceda a www.bupi.gov.pt ou contacte a Câmara Municipal de Vila de Rei através do 274 890 008 ou de cadastrosimplificado@cm-viladerei.pt.
Os serviços do Município de Vila de Rei desenvolveram ainda um Manual de Utilizador do BUPi e um Manual de Utilizador do Google Maps, disponíveis em www.cm-viladerei.pt, para todos os usuários que desejem realizar este procedimento sem terem de se deslocar ao balcão BUPi.

Ricardo Aires, presidente da Autarquia de Vila de Rei, apela para que os vilarregenses “utilizem o nosso balcão BUPi e identifiquem todos os seus terrenos rústicos e mistos. Só assim será possível uma melhor gestão e planeamento do nosso território, bem como o reforço da defesa da floresta contra incêndios.”

O registo das propriedades vai garantir a devida proteção dos direitos dos proprietários, é obrigatório para a compra e venda de terrenos, ajuda na gestão do território rústico e contribui para a prevenção de incêndios.

Em caso de manifesta necessidade, um técnico do BUPi poderá ainda apoiar no levantamento no local.