Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Vila de Rei: Autarquia avança com a recuperação do antigo edifício dos correios

1/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila Rei, anunciou, hoje, na Assembleia Municipal que a Autarquia vai proceder à requalificação do antigo edifício dos correios, para a construção de uma residência para estudantes.

O autarca explicou que o projeto de reabilitação do antigo edifício dos CTT era um dos que, previa integrar no âmbito do PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana, recebendo 1 ME para a concretização da obra, valor que ficou reduzido em cerca de 400 mil euros devido aos parâmetros de atribuição destes fundos comunitários.

Uma situação que na altura levou à contestação da Autarquia junto da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e de outras entidades. O executivo acabou por reformular o projeto e avançar com investimento autárquico.

“Com a primeira revisão do orçamento de 2017 já dispomos de verba, cerca de 451 mil euros, para arrancar com a obra no antigo edifício dos CTT. Caso o projeto volte a ser integrado numa candidatura esse valor camarário será alocado noutras obras”, referiu Ricardo Aires.

Por sua vez, Paulo César Luís, vice-presidente da CM, explicou que a Autarquia tem um duplo objetivo com a intervenção. Por um lado, “recuperar o edifício de modo a evitar a sua maior degradação” e por outro, resolver uma carência que diz respeito à falta de uma “residência para estudantes”.

O vereador adiantou que cerca de 15 jovens estão atualmente na antiga Escola Primária, que serve de residência. Um espaço que alberga os estudantes vindos de concelhos limítrofes e outros provenientes de acordos de cooperação para estudarem na Escola Secundária.

 “Temos alguns estudantes provenientes dos acordos de cooperação com São Tomé e Príncipe e ainda alguns estudantes do concelho que em função de circunstâncias da sua vida necessitam de ficar na vila, pelo que esta intervenção irá não só melhorar as condições destes estudantes, como também ser uma alternativa real a todos os alunos que pretendam vir estudar para Vila de Rei”.

O antigo edifício dos Correios “está mesmo no centro histórico da vila, fica muito próximo de serviços que já recuperámos, como por exemplo o antigo edifício dos Paços do Concelho, onde neste momento se encontra o Gabinete de Inserção Profissional e ainda um ninho de empresas, fica ainda muito próximo do CLDS, do Museu e da Cadeia, também intervencionados. Procuramos conservar e manter o património camarário, incentivando os privados a restaurar as habitações dinamizando o centro histórico da vila”, finalizou o autarca vilarregense.

O antigo edifício dos correios está desativado há cerca de 30 anos.

 

Na sessão da Assembleia Municipal, Ricardo Aires avançou que a Câmara irá realizar obras de saneamento e repavimentação na localidade de Milreu, num investimento autárquico a rondar 500 mil euros.

Outro assunto que norteou a sessão foi a Albergaria D. Dinis Hotel. Os deputados eleitos pelo PS questionaram o executivo sobre o estado do imóvel, dando conta que o mesmo apresenta alguns problemas.

Em resposta, o presidente convidou a oposição a dirigir-se ao local e só depois fazer “uma análise”.

À Antena Livre, Ricardo Aires garantiu que o equipamento “está em condições” e que “caso não estivesse, não existiriam interessados na sua concessão”.  

“Felizmente a hasta pública não ficou deserta e ainda há quem queira investir no concelho de Vila de Rei. Esta semana ainda, ficaremos a conhecer quem irá ser o próximo concessionário da Albergaria D. Dinis”, finalizou.

JMC