Pesquisar notícia
quinta,
18 jul 2024
PUB
Abrantes

USF D. Francisco Almeida assinala 8 anos de vida

30/05/2024 às 12:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto: ULS Médio Tejo

A Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Francisco Almeida, em Abrantes, assinala esta quinta-feira, 30 de maio, oito anos de vida. Esta unidade de nasceu em 2016 com o objetivo de prestar cuidados de saúde personalizados, globais e acessíveis ao longo das várias etapas da vida à população de Abrantes.

A USF ocupa o piso térreo da antiga garagem dos “Claras”, no centro histórico da cidade, que acolhe também no piso superior a Loja do Cidadão de Abrantes. A USF tem uma área superior a três mil metros quadrados e é uma USF de modelo B. Quer dizer que assenta as suas práticas numa cultura de rigor e de qualidade técnico-científica e dedicando-se, também à formação de novos profissionais de saúde, de acordo com a explicação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo.

Nesta mesma note, a ULS dá conta que “desde a sua fundação, a equipa de profissionais implementa um modelo de funcionamento que tem como prioridades a acessibilidade, proximidade, melhoria contínua de qualidade e de trabalho em equipa. Como forma de avaliar o trabalho realizado, a USF D. Francisco de Almeida tem procurado acompanhar e auditar os indicadores de saúde disponíveis, bem como a satisfação dos seus utentes.”

A ULS dá conta que na passagem de mais um aniversário da unidade, “a saúde dos utentes mantém-se o foco da instituição. Por isso, amanhã, 31 de maio, as velas do bolo do 8.º aniversário da USF D. Francisco de Almeida vão apagar-se no final de mais uma caminhada mensal da iniciativa global “Walk with a Doc” [caminhe com um médico”].”

Esta sexta-feira celebra-se igualmente o Dia Mundial Sem Tabaco, pelo que os profissionais de saúde da unidade de saúde “vão incentivar os seus utentes a dar um primeiro passo pela sua Saúde, informando sobre os benefícios e a importância de parar de fumar. Para se juntar a esta iniciativa, basta comparecer pelas 10 horas à porta da Unidade.”

Recorde-se que Unidade de Saúde Familiar abriu as portas à população no dia 30 de maio de 2016, mas foi inaugurada oficialmente a 3 de junho com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.