Pesquisar notícia
quarta,
29 mai 2024
PUB
Vila de Rei

Turismo do Centro vai formar agentes turísticos para reforçar a qualidade (c/áudio)

8/02/2023 às 12:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O executivo municipal de Vila de Rei aprovou, por unanimidade, a proposta de um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal tendo em vista à implementação do ‘Programa Formação + Próxima’.

Este programa faz parte do ‘Plano Reativar o Turismo - Construir o Futuro’ que aponta como objetivos a colocação do setor do turismo na rota do crescimento pré-Covid 19, valorizando o território e as comunidades e impulsionando a economia.

O ‘Programa Formação + Próxima’ tem como intuito capacitar, massivamente, os colaboradores do setor através de formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro do setor; contribuir para a melhoria das competências dos colaboradores das empresas do turismo e conexas; contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, de forma a contribuir para acrescentar valor ao tecido empresarial local e ao seu território.

Com base na proposta de protocolo aprovada, o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, compromete-se assim a elaborar um plano de diagnóstico das necessidades de formação específicas de cada território, criando depois um plano de formação que responda às necessidades do Município. Será igualmente criado um plano complementar de formação para capacitação dos técnicos do Município e entidades parceiras.

Por seu turno, o Município de Vila de Rei irá garantir a existência de espaços e equipamentos adequados à realização da formação, colaborar no diagnóstico de necessidades específicas do Município e identificar parceiros locais estratégicos e promover o seu envolvimento na realização e dinamização do programa.

O vice-presidente do Município de Vila de Rei e responsável pelo pelouro do Turismo, Paulo César Luís, referiu que “a assinatura deste protocolo vai ser mais um importante passo no desenvolvimento do turismo em Vila de Rei, contribuindo para que se torne mais sustentável, mais responsável e mais competitivo.”

Paulo César Luís, vice-presidente SM Vila de Rei

Por outro lado, o vereador deixou a nota que o número de camas tem vindo a crescer no concelho. E esse crescimento tem-se registado no alojamento local porque o hotel da vila está em obras. Paulo César Luís deixou ainda a nota de que a abertura da unidade hoteleira está para breve o que permitirá aumentar ainda mais a oferta, ainda para mais num edifício que está mesmo à beira da Estrada Nacional 2.

Paulo César Luís, vice-presidente SM Vila de Rei

Reunião executivo municipal de Vila de Rei, de 3 de fevereiro

À margem deste protocolo o vereador apresentou na mesma reunião os dados estatísticos de utilização de dois equipamentos municipais no ano de 2022, na fase pós-pandemia. E Paulo César Luís vincou que a piscina de ar livre teve o melhor ano de sempre ao nível de utilizadores. E não são apenas os habitantes da vila ou do concelho que procuram o lazer na piscina, são também os turistas. Num concelho que tem diversas praias fluviais [Fernandaires, Pego das Cancelas, Penedo Furado e Zaboeira] o crescimento do número de utilizadores da piscina, no verão, pode indiciar que há cada vez mais turistas a procurar o centro do país.

Há ainda um outro equipamento desportivo, o ginásio, que registou o segundo melhor ano de sempre ao nível de utilizadores individuais.

Paulo César Luís, vice-presidente SM Vila de Rei

O turismo tem sido uma das apostas do concelho de Vila de Rei assente no Centro de Portugal, na Nacional 2, na floresta e nas praias fluviais.

Esta ação de formação pode fazer crescer a qualidade dos serviços e pode acrescentar valor ao Plano de Desenvolvimento Turístico que está a ser desenvolvido pelos institutos politécnicos de Castelo Branco e Portalegre.