Pesquisar notícia
domingo,
03 nov 2024
PUB
Mobilidade

Transportes Urbanos de Abrantes gratuitos a partir de setembro (c/áudio)

20/08/2024 às 12:13
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A partir de 1 de setembro os transportes urbanos de Abrantes passam a ser gratuitos para todos os cidadãos.

A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, em reunião do executivo municipal de Abrantes, pelo presidente Manuel Jorge Valamatos. Trata-se de uma medida inserida no âmbito da rede de transporte público do Médio Tejo, com gestão da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Os transportes já eram gratuitos para os estudantes e passam agora a ser gratuito para qualquer cidadão. Todas as pessoas que queiram utilizar os transportes urbanos terão de fazer um cartão, com um custo de cinco euros e validade de seis anos, por forma a poderem validar a entrada nos transportes rodoviários.

A medida vem, de acordo com o autarca beneficiar todos os cidadãos que habitam na área urbana e pode funcionar como medida de redução de automóveis nas ruas.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Nos transportes interurbanos, no concelho de Abrantes, o passe terá um custo de 10 euros para uma distância de 4 km e de 20 euros para distâncias entre os 4 e os 28 km. Como exemplo, Manuel Jorge Valamatos indicou um passe de um cidadão de Casais de Revelhos para Abrantes passa a custar 10 euros e, noutro exemplo, de Bemposta ou Fontes para Abrantes passa a custar 20 euros.

Vai ainda haver um preço único para o transporte público de forma residual, ou seja, cada viagem passa a custar 1,5 euros no concelho de Abrantes.

Por outro lado, o passe para o Médio Tejo terá um custo único de 40 euros. Permitirá a circulação na rede meio entre os 11 municípios do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Barquinha, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Mação, Sardoal, Tomar e Torres Novas) e ainda Sertã e Vila de Rei.

O autocarro urbano de Abrantes, o Abusa, será igualmente gratuito, a partir de 1 de setembro, tendo os seus utilizadores de ter o cartão da rede.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Manuel Jorge Valamatos indicou que esta medida, que se estende a todo o Médio Tejo, só é possível porque há uma gestão intermunicipal dos transportes rodoviários. Não seria possível, indicou, se os transportes estivessem repartidos por todos os municípios, como acontecia até aqui.

Recorde-se que já este ano tinha sido adotada a medida de tornar os transportes públicos gratuitos para todos os estudantes e em todo o território do Médio Tejo.