Pesquisar notícia
terça,
31 jan 2023
PUB
Vila de Rei

Trabalhos de corte de árvores em risco de queda condicionam trânsito

16/01/2023 às 09:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila de Rei vai proceder esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, ao corte de diversas árvores no Jardim da Nossa Senhora da Guia, devido ao risco iminente de queda e perigo que os exemplares identificados apresentam.

Face aos sinais evidentes de problemas fisiológicos em vários exemplares localizados no jardim da Nossa Senhora da Guia, o Município de Vila de Rei solicitou a realização de uma avaliação fitossanitária e avaliação de risco de rutura do arvoredo existente de forma a conhecer a atual estabilidade e avaliar a sua perigosidade para os transeuntes do espaço em que se encontram.

Esta avaliação foi realizada externamente pelo Laboratório de Patologia Vegetal "Veríssimo de Almeida" da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia.

Com a realização da referida avaliação fitossanitária e avaliação de risco de rutura, foram identificados dois choupos-negros da espécie Populus nigra e três ciprestes de grande porte que apresentam diversos defeitos estruturais graves ao nível da copa e do tronco que não podem ser mitigados, recomendado o referido Laboratório o abate e remoção das árvores identificadas que apresentam problemas fitossanitários e estruturais, constituindo um risco para a segurança de pessoas e bens.

Assim, por razões de segurança, a circulação no Jardim da Nossa Senhora da Guia encontra-se condicionada e poderá ocorrer limitação de trânsito na zona envolvente.

Refira-se ainda que o Município irá assumir o compromisso de efetuar a plantação de novas árvores no Jardim da Nossa Senhora da Guia por cada exemplar abatido.