Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mação

Terço da Farinheira mantém tradição no Mistério Pascal

5/04/2023 às 14:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em Mação, na Quaresma canta-se um Terço a cada Domingo, sendo tradicionalmente sete os Terços que são cantados de madrugada. Estes Terços tinham como ponto fundamental o serem protagonizados só por homens.

Os quatro primeiros, entre o 1.º e o 4.º Domingo da Quaresma são os Terços da Boca Aberta. São cantados pelas 2h30 da manhã. As pessoas antigamente deitavam-se cedo e cantava-se o Terço pelas ruas àquela hora e elas acordavam com os Terços e sabiam que já era Quaresma. Como são todos iguais, há cerca de duas décadas que só se canta um, o primeiro, o que assinalava o início da Quaresma.

No 5.º Domingo da Quaresma canta-se o Terço da Paixão, que é no Domingo de Ramos. Depois entra-se na Semana Santa, com todas as celebrações. No Sábado da Aleluia à noite, depois da Missa, faz-se a trasladação do Senhor, a Procissão da Ressurreição em que se leva a imagem do Senhor da Igreja Matriz para a Igreja da Misericórdia.

Depois da Procissão tem lugar a Ceia Pascal em que oferecem uma ceia a quem vai, de madrugada, cantar o Terço, que é o Terço da Farinheira. Depois de se comer e beber cantam-se as Alvíssaras a quem oferece a ceia e depois, pelas 3 da manhã, canta-se o Terço da Farinheira (Ressurreição), por ser a hora em que Jesus terá ressuscitado.

Outro aspeto interessante é o facto de ser o único Terço que tem Procissão, percorrendo a Vila de Mação, e não é acompanhado por um Padre.

Não se sabe muito bem a origem deste nome, daquele que é ainda hoje o Terço mais representativo e feliz de todos. O nome de Farinheira, pelo que conta o povo, terá este nome porque durante a Quaresma não se podia comer carne e antigamente as carnes eram caras e a farinheira era a mais barata e seria o que se comia na Ceia Pascal, dai ter ficado o Terço da Farinheira

No livro do maçaense Francisco Serrano “Romances e Canções Populares da Minha Terra”, de 1921, encontramos uma descrição minuciosa com as pautas e onde é explicado que nos 4 primeiros se canta a Avé Maria em adagio, segue-se o Terço da Encarnação, o Terço do Domingo de Lázaro, o Terço do Domingo de Ramos e da Sexta-feira da Paixão. Estes Terços são cantados com lentidão e dolentemente entoados. Por fim, o Terço do Domingo de “Paschoa”, que é o Terço da Farinheira. Esta música, cantada em Allegro, contrasta com as anteriores, traduzindo a alegria da Ressurreição, cantada alegremente e com rapidez.

Conta-se que antigamente as pessoas eram muito mais rigorosas com os Terços e quem assistisse ou passasse tinha que se ajoelhar, um dos membros levava uma moca e quem não se ajoelhasse levava uma cacetada, quem passava muito por eles eram as pessoas que vinham com os produtos da horta para fazer o Mercado do Domingo de manhã, e tinham que obedecer ou levavam uma cacetada.

Hoje em dia também já podem participar mulheres, antigamente não.

 

Programação da Semana Santa

6 de abril - Quinta-Feira Santa

18h30 - Eucaristia da Ceia do Senhor

  - Lava-pés

21h30 - Procissão da Condenação do Senhor

 

7 de abril - Sexta-Feira Santa

02h30 - Canto do Terço da «Paixão do Senhor»

15h00 - Via Sacra na Igreja Matriz

18h00 - Adoração da Cruz

21h30 - Procissão do Enterro do Senhor e Sermão da Soledade

 

8 de abril - Sábado Santo

22h00 - Vigília Pascal

 

9 de abril - Domingo de Páscoa

03h00 - Ressurreição do Senhor - Canto do Terço da Farinheira

12h00 - Procissão da Ressurreição e Solene Eucaristia

 

Fotos: Município de Mação