Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Semana Santa Sardoal

Tapetes de Flores adornam Igrejas e Capelas do concelho

4/04/2023 às 11:19
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Durante a Semana Santa, em Sardoal, as Igrejas e Capelas do Concelho vão estar decoradas com tapetes feitos de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época.

Entre Quinta-feira Santa, 6 de abril, e Domingo de Páscoa, 9 de abril, os tapetes nos templos refletem o empenho com que a comunidade sardoalense trabalha e se envolve na Semana Santa, criando verdadeiras obras de arte.

Os enfeites na Vila são efetuados nas Igrejas da Misericórdia e do Convento de Santa Maria da Caridade, nas Capelas de Nossa Senhora do Carmo, Espírito Santo, S. Sebastião, Sant’Ana, Santa Catarina e Senhor dos Remédios.

Pelo oitavo ano, também as Igrejas e Capelas de fora da Vila estão adornadas com flores e verduras. O Município disponibilizará transporte para visitar estes templos no dia 8 de abril, com partida junto ao Centro Cultural Gil Vicente, pelas 10 horas.

Os tradicionais tapetes de flores e verduras são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes. Esta é uma tradição cultural que se julga ser única no país, remontando a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.

 

Fé e Tradição na Procissão dos Fogaréus

A Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus), uma das mais emblemáticas manifestações religiosas da Semana Santa de Sardoal, decorre na Quinta-feira Santa, 6 de abril, pelas 21h30m.

Esta Procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública desligada nas principais ruas da Vila, criando um ambiente místico, acentuado pelas marchas fúnebres interpretadas pela Filarmónica União Sardoalense.

Com organização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, o Cortejo integra o Sermão do Mandato, na Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade.

Refira-se que nesta Procissão podem ser apreciados os ricos painéis, datados do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão de Cristo. Integrada no programa religioso da Semana Santa de Sardoal decorrerá ainda a Procissão do Enterro do Senhor, em 7 de abril, pelas 19 horas, e no Domingo de Páscoa, dia 9, terá lugar a Procissão da Ressurreição, pelas 9h30m.

 

“A Paixão de Cristo” em teatro de rua pelo GETAS

O GETAS – Centro Cultural apresenta no Sábado Santo, dia 8 de abril, a partir das 15 horas, a recriação de “A Paixão de Cristo”, uma reconstrução ao vivo do percurso de Jesus Cristo a caminho do Calvário.

A encenação é levada a efeito há mais de 10 anos e é enquadrada no programa completar da Semana Santa de Sardoal, envolvendo várias dezenas de figurantes. O início tem lugar na Praça da República, seguindo o cortejo pela Av. Luís de Camões e Rua 5 de Outubro e terminando no Largo do Convento de Santa Maria da Caridade.

Esta encenação de rua carateriza-se por momentos de grande envolvência entre os participantes e os espetadores e de um elevado sentimento aliado à temática.

 

“Paixão e Luz”, de Paulo Jorge de Sousa, em exposição no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente acolhe, até dia 27 de maio, a exposição de fotografia “Paixão e Luz”, da autoria do fotógrafo sardoalense Paulo Jorge de Sousa.

Integrada na programação complementar da Semana Santa de Sardoal, a mostra é composta por 18 fotografias a preto e branco tiradas nos finais dos anos 80 e início dos anos 90, na Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus), numa altura em que Paulo Sousa “era a única pessoa a fotografar esta procissão em ambiente natural, sem “flash””. Desta forma, “estas fotografias também são o início de todo um processo de registo fotográfico que se repetiu ano após ano até à atualidade.” “Hoje, estas fotografias, podem ter um valor histórico acrescido e constituir verdadeiros retratos da história do Sardoal e das suas gentes naquele período. Podem ser as primeiras imagens de que há memória, desta manifestação religiosa (…)”.

 

Projeto Capela 2023 em exposição no espaço Cá da Terra

No âmbito do programa complementar da Semana Santa de Sardoal, o espaço Cá da Terra acolhe, até dia 27 de maio, a exposição “Projeto Capela 2023”.

A mostra apresenta um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas deste Concelho, alusivos aos tapetes de flores da Semana Santa. De entre os 50 trabalhos selecionados para a exposição, um foi escolhido para ser elaborado no chão da Capela do Senhor dos Remédios.

Realizado há 20 anos, o Projeto Capela é enquadrado pelo Agrupamento de Escolas de Sardoal e tem o objetivo de estimular a criatividade e sensibilizar para a importância de se manterem vivas as tradições no Concelho, envolvendo os alunos na Semana Santa e numa tradição secular.

Com base no lema do Agrupamento de Escolas “O futuro começa aqui… com rigor, excelência e cidadania”, este ano, o Projeto Capela integra a Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro do Plano Nacional das Artes, que visa refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.

 

Passeio Pedestre “Caminhos da Fé”

No âmbito da programação complementar da Semana Santa, o Município de Sardoal promove na Sexta-feira Santa, 7 de abril, o Passeio Pedestre “Caminhos da Fé”.

Este Passeio, com um percurso de cerca de 8km, levará os participantes a visitar as Capelas e Igrejas da Vila decoradas com tapetes de flores naturais, tendo início na Praça da República, pelas 9 horas.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada até 5 de abril, presencialmente no Posto de Turismo de Sardoal, pelo tlf. 241 851 498, ou através do Setor de Desporto pelo tlm. 961 079 966 ou em https://forms.gle/1CuZaFzagevTCgjz6.

Os Programas Religioso e Complementar estão disponíveis em www.cm-sardoal.pt.

 

Palavras chave:
Semana Santa Sardoal