Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Constância

Semana da Leitura no Centro Ciência Viva

7/03/2022 às 15:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Semana da Leitura é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do concelho de Constância, que resulta de um desafio que o Plano Nacional da Leitura lança anualmente às bibliotecas municipais e escolares, que tem como finalidade pôr todos a ler durante uma semana.

Entre os dias 7 e 11 de março, são apresentadas um conjunto de iniciativas com este propósito que ocorrerão no concelho, em que se destacam os projetos pedagógicos “A Maior Flor do Mundo” pela Companhia Atrapalharte, no dia 9 de março, com uma sessão destinada aos alunos do 3º ciclo, e uma sessão às 18h30 para a comunidade em geral. No dia 11 de março, “Quem Nasceu primeiro? A História ou o Sonho?” de João Morales e Maria do Mar, uma iniciativa que integra poesia e musica, dirigida aos alunos do 2º ciclo.

Estas atividades pedagógicas vão decorrer no auditório Rómulo de Carvalho, no Centro de Ciência Viva de Constância.

7 de março - “A Maior Flor do Mundo”

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? “

– José Saramago, em “A Maior Flor do Mundo”

Saramago que considerava não ser capaz de escrever para crianças deixa-nos a magnifica Obra “A Maior Flor do Mundo”.

É com base nesta Obra de José Saramago que nasce esta atividade. Levamos a palco a emoção, a valentia pura que acredita convictamente no poder da vida, lutando pelos seus sonhos até à exaustão, tudo isto envolto em magia, música (ao vivo) e dança.

11 de março - QUEM NASCEU PRIMEIRO? A História ou o Sonho?

Esta é uma atividade pedagógica em forma de recital musicado, constituído pela leitura de diversos contos curtos e poemas, tudo sob a égide da boa disposição, apelando à literatura como desbloqueador da imaginação e elemento motivador da leitura.