Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Sardoal

Secretária de Estado Inaugurou ERPI de Alcaravela (c/áudio)

17/01/2024 às 10:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos fotos: Paulo Sousa | CM Sardoal

A Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela (AADA) foi constituída em abril de 1990, mas apenas a 15 de maio de 2005 começou com as respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Uma resposta que foi sendo dada até março de 2021.

Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, acompanhada pelo diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Renato bento, e pelo presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, inaugurou, oficialmente, os primeiros cinco quartos da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), num total de 10 camas, que contaram com o apoio financeiro no âmbito do programa PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).

Ora a associação, para fazer face às necessidades da freguesia, realizou em 2020, com recurso crédito, obras de adaptação das suas instalações no sentido de passar a dispor da resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com capacidade para 10 residentes. E a obra criou uma estrutura, com um quarto individual, três quartos duplos e um quarto triplo, que entrou em funcionamento em março de 2021.

De acordo com Jorge Gaspar, presidente da AADA, esta teve um custo de 80 mil euros a que juntou mais 20 mil euros para equipamento dos quartos, totalizando um investimento de cerca de 110 mil euros, totalmente suportado pela IPSS.

Na linha de tempo da AADA, regista-se a candidatura, no final de 2020, ao programa PARES 3.0 para financiamento desta empreitada, na altura já em curso. A mesma foi aprovada em fevereiro de 2022, com um financiamento de 75%. Ainda segundo Jorge Gaspar, dada a maturidade do projeto, o financiamento sofreu uma majoração de 20%, passando a AADA a ser financiada por aquele programa em cerca de 95 mil euros, reduzindo, em muito a componente de investimento próprio.

Mas a candidatura ao PARES foi mais além do que a ajuda para as obras. Permitiu à AADA, a assinatura de um acordo de cooperação com a Segurança Social, para a comparticipação das 10 vagas criadas com o investimento realizado. Ou seja, Jorge Gaspar, revela, em declarações à Antena Livre, que até então o valor cobrado era muito elevado, porque as ERPI têm de cobrar o custo do “internamento” dos idosos. Com a comparticipação da Segurança Social o valor a cobrar às famílias fica mais acessível.

No sentido de melhorar e aumentar a resposta, a AADA aproveitou as condições de uma linha de crédito para o sector social na altura da pandemia da Covid19 (com spread mais reduzido), para lançar, em abril do ano passado, o alargamento da ERPI para mais 7 quartos individuais, com entrada em funcionamento prevista para o início do mês de março deste ano.

Ainda de acordo com o presidente da Assembleia Geral da AADA esta obra significa um investimento total de cerca de 205 mil euros.

Jorge Gaspar, presidente AG AADA

Em fevereiro de 2022, a AADA ainda submeteu uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que, apesar de ter obtido uma boa pontuação, a foi indeferida por falta de dotação financeira.

Ora a secretária de Estado da Inclusão disse em Alcaravela que pode haver verba para este tipo de investimentos no PRR, no PT 2030 ou no PRCentro. E sobre o PRR revelou mesmo que o governo está na fase de confirmação de candidaturas, sendo que algumas poderão cair, o que irá abrir dotação financeira para outros projetos.

“É uma ERPI pequenina, mas à dimensão daquilo que a terra precisa. O que importa é perceber que estão a trabalhar para os da terra”, disse a secretária de Estado Ana Sofia Antunes.

A Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela foi formada em abril de 1990, mas apenas a 15 de maio de 2005 foram iniciadas as respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Em 2021 foi inaugurado o lar, ou ERPI, que terá este ano um alargamento de 10 para 16 camas. E há o sonho e a vontade da AADA de avançar para uma outra fase que aponta a ter uma estrutura com 40 quartos. E essa candidatura pode vir a ser feita no Portugal 2030 ou no Centro 2030, dado que são programas que estão agora a dar os primeiros passos.

Galeria de Imagens