Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Concelhos

Sardoal: Reunião do Executivo contou com a participação dos alunos do 4º ano

10/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A reunião do executivo de Sardoal, realizada esta quinta-feira, teve sala cheia de munícipes.

A razão? A convite do presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges, a turma do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Sardoal assistiu e participou neste ato camarário.

Depois de discutidos e votados os pontos da Ordem de Trabalhos, o presidente abriu a reunião à participação dos seus munícipes.

Sugestões, chamadas de atenção e até mesmo algumas reclamações foram ouvidas com atenção pelo Executivo que respondeu uma a uma.

“Em Entrevinhas, não há pressão da água e a água não aquece”, começou por reclamar o munícipe Gonçalo Ramalho.

Sebastião Carola optou por deixar uma sugestão: “Aproveitar os espaços vazios para hortas comunitárias”.

A problemática da falta de empregos também não é indiferente aos mais novos. “Sardoal poderia ter mais postos de trabalho e mais indústrias”, como alertou Leonor André.

Mais monumentos, mais lojas, mais fábricas e até mesmo um hospital foram sugestões deixadas por Erica Duque. Matilde Caldeira pediu mais comércio e realçou que “as estradas velhas deviam ser arranjadas”.

Mariana Luís quer mais jardins “e parques para a nossa idade” e Alice Duarte deixou mesmo a sugestão para se aproveitar o espaço “entre a Escola e GNR”. Neste caso, a sugestão não pôde ser considerada pois no espaço em causa não se pode construir, como explicou o presidente, por causa da proximidade do heliporto.

A temática da reabilitação urbana foi trazida por Afonso Martins, que sugeriu ao Executivo que “as casas velhas podiam ser arranjadas”.

Ainda por dentro da atualidade esteve Marcelo André, que relembrou que “há falta de profissionais de saúde”. Já Eva Ventura pediu a construção de “ecopistas na vila para as pessoas praticarem exercício”.

No entanto, os problemas pessoais também foram trazidos à ordem do dia e Afonso Inácio reclamou que “em Andreus, na minha casa, o meu pai já tentou arranjar a eletricidade e não dá”. Sugestão do presidente da Autarquia: “contatar um eletricista”!

Depois da divertida sessão, Miguel Borges lembrou, por fim, que “como munícipes, não têm apenas direitos. Também têm deveres”.

Este convite a esta turma específica, “na qual está o meu filho”, surgiu “quando, como encarregado de educação, no dia em que a escola faz «a profissão do meu pai/mãe», e explicando o que era a minha profissão, convidei-os a participar numa reunião de Câmara e verem o que nós fazemos. Foi com enorme orgulho que vi o desafio ser aceite e que tivemos cá estas crianças”, disse Miguel Borges.

Quanto à reunião, o autarca comentou que “foi uma reunião diferente, muito bonita, com boas propostas… temos munícipes atentos, que sabem aquilo que querem e, quem sabe se, daqui a uns anos, algum deles se sentará nas cadeiras que nós agora ocupamos”.

Uma reunião de Câmara diferente que finalizou com um momento diferente. O Salão Nobre acolheu as vozes das crianças, que se juntaram aos autarcas, e cantaram os "Parabéns a Você" ao vereador Rui Serras, do Grupo de Independentes do Sardoal.