Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Concelhos

Sardoal homenageou Eunice Muñoz | COM SOM

23/01/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

88 anos de vida, 75 anos de carreira…

Diz que a sua sobrevivência no mundo das artes se deveu à teimosia. Ainda bem que teimou.

Eunice Muñoz é um nome maior do teatro e da televisão nacional. Empresta agora o seu nome a uma iniciativa do Teatro Nacional Dª Maria II, a Rede Eunice.

Eunice Muñoz esteve este sábado em Sardoal para ser homenageada e assistir à peça “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, e que subiu ao palco do Centro Cultural Gil Vicente no âmbito da Rede Eunice.

Quanto à homenagem, afirmou tê-la recebido com muito agrado…

E falou da Rede Eunice. Disse ser um cumprimento e uma resposta à sua carreira e destacou o trabalho, que chama de eficiente e preocupado, da Direção do Teatro Nacional.

Mas também se falou de passado. Eunice Muñoz falou-nos das suas primeiras memórias no teatro, há 75 anos atrás. “As primeiras, é a partir dos 5 anos, quando trabalhava com os meus pais. Eles tinham um teatro desmontável e foi aí que eu dei os primeiros passos”, recorda a atriz.

E foi pela mão de Sales Ribeiro que entrou nas grandes salas. “Ele tinha-me ouvido cantar umas cantigas da época, naquelas peças que os pais faziam nos arredores de Lisboa, e soube que precisavam de uma criança para o 1º ato de uma peça do Virgílio Vitorino, chamada «Vendaval», e que tinha como protagonista uma grande atriz chamada Maria Lalande”. “Desde aí, foram muitos os palcos” por onde Eunice Muñoz passou pois nunca mais parou de trabalhar como atriz.

De há 75 anos para cá, muita coisa mudou. Eunice Muñoz contou-nos que “apareceram, e ainda bem, novos e muito importantes encenadores, que hoje já são uma referência”. Caso de “João Lourenço, Carlos Avilez, João Perry e também jovens talentos, felizmente”.

Falou dos jovens dos dias de hoje, olha com esperança para o futuro e reconhece que há novos valores. E tem fé que “sejam inteligentes o suficiente para não cair nesse alçapão” que é a fama a todo o custo.

“Aqueles que têm muito talento, vão vencer. Não tenho a menor dúvida. Podem levar mais tempo porque as coisas estão difíceis mas chegam lá”, diz a atriz.

Mas para vingar nesta vida há que ser persistente. A atriz deixou conselhos para quem quer seguir a carreira artística e deixou-nos o seu segredo: amar o que faz! Para conseguir vencer, o conselho é simples: “trabalho. Muito trabalho. E muito amor ao trabalho que se está a fazer. É indispensável.”

Quem se mostrou emocionado e orgulhoso foi o presidente da Câmara Municipal de Sardoal.

Miguel Borges falou de Eunice Muñoz dizendo ser “uma grande alegria. Estar no Centro Cultural Gil Vicente um dos maiores nomes da cultura portuguesa de todos os tempos, é uma grande emoção e é a prova que interioridade não é sinal de inferioridade”.

Sardoal homenageou Eunice Muñoz, este sábado, num dia que vai ficar na memória dos sardoalenses…