Pesquisar notícia
quarta,
08 dez 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Autarquia quer projeto para construção de nova creche (C/ÁUDIO)

10/11/2021 às 15:11
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Sardoal está a preparar o lançamento de um concurso para a conceção do projeto de arquitetura para construção de um edifício novo destinado à creche da vila.

Ainda não é um projeto para avançar em obra, antes a preparação do projeto de engenharia e arquitetura que permita recorrer a financiamentos do PRR. O presidente da Câmara de Sardoal explicou a intenção na reunião do Executivo Municipal de quarta-feira da semana passada, dia de de novembro. À Antena Livre explicou que “nós temos a creche a funcionar e sabemos que no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vem financiamento para a construção de creches.” E com base nesta informação o autarca diz que a Câmara vai trabalhar para ter, na altura em que eventualmente seja aberto o procedimento possa estar o trabalho de casa feito.

Ainda de acordo com Miguel Borges, muitas vezes quando saem os avisos dos procedimentos de candidaturas os prazos são muito curtos de dois ou três meses. “O que estamos a fazer é o trabalho de casa nesse sentido. Preparar tudo, porque sabemos que é uma necessidade que temos. Se queremos aumentar população temos de ter uma creche. A creche é fundamental para qualquer localidade que queira crescer.”

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

O autarca não esquece o problema que existiu anteriormente com o encerramento da creche da Misericórdia e que levou a Câmara a avançar para a criação de uma creche municipal para evitar que as crianças tivessem de mudar de concelho.

Neste momento há que dar passos em frente notou o presidente da Câmara que destacou a necessidade de construir uma nova estrutura “para já municipal, mas que pode no futuro ter uma gestão de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.”

Miguel Borges adiantou ainda que cada vez mais se ouve falar das creches gratuitas, até por parte dos governantes, mas sublinhou que sabe que “há cada vez mais municípios a assumir a responsabilidade das creches.”

O importante, para o autarca de Sardoal, é que o concelho tenha creche e que funcione com qualidade.

A Câmara de Sardoal quer jogar na antecipação e quer ter o projeto de execução de uma nova creche pronto para que quando o PRR lançar os procedimentos dos concursos a Câmara de Sardoal esteja em condições de fazer a sua candidatura para poder ter um edifício novo para a sua creche comparticipado a 100%.