Abrantes Sábado ameno para a chegada do Natal com carrossel parisiense (c/áudio)
Abrantes abriu a época de Natal nas ruas este sábado. A chegada do Pai Natal, o desfile de figuras de Natal, desde os duendes, ao boneco de neve ou à boneco-bolacha de gengibre, a que se juntou a banda de animação a tocar músicas de Natal marcaram a tarde. A animação percorreu as ruas do centro histórico e terminou no Jardim da República onde a pista de gelo e o carrossel parisiense assumiam o protagonismo.
Mas a casa do Pai Natal tinha fila à porta, ou não fossem os petizes insistentes com os pais a querer fazer o pedido ao velho das barbas brancas. Mesmo aqueles que já escreveram a carta lá foram fazer pedidos. E de todos os tipos. Até alguns, mais em segredo, disseram ao ouvido do Pai Natal o que queriam para o 25 de dezembro. Ah! e claro que nenhum dos pequenos se portou mal. O Pai Natal perguntava e quase todos se portaram bem. Depois, lá havia um ou outro mais afoito se encolhia os ombros e fazia uma espécie de pedido de desculpas por alguma traquinice.
É no Jardim da República que estão as barraquinhas do mercado de Natal com muito artesanato e, pois, claro, não faltam alguns bolos. E na ausência da neve e do frio de outras paragens, consequentemente, do vinho quente ou cacau quente, há sempre outro tipo de bebidas para esta nossa latitude. Aliás, este sábado, 30 de novembro teve temperaturas altas demais para a época do ano.
Foi, pouco depois das 17:30 que o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, clicou na aplicação do telemóvel que permitiu acender toda a iluminação de Natal do centro histórico e, naturalmente, da torre de telecomunicações que transforma o cilindro de cimento numa árvore de Natal de 75 metros de altura e que, da A23, pode ser visível a mais de 25 quilómetros.
Esta é uma das imagens de marca de Abrantes, a cada mês de dezembro.
Manuel Jorge Valamatos destacou a importância deste marco, que a torna na árvore de Natal mais alta do país.
O autarca destacou, aos microfones da Antena Livre, que a novidade deste ano, o carrossel parisiense, junta-se à pista de gelo que foi a novidade do ano passado. E há aqui um outro valor, é que toda a receita que ambos os equipamentos vão gerar neste mês serão para duas instituições que prestam um enorme serviço ao concelho: os Bombeiros e a Cruz Vermelha.
O presidente da Câmara vincou também a importância da parceria com a Associação Comercial e Serviços no sorteio de Natal. São 20 prémios a sortear por todos os clientes dos estabelecimentos aderentes à campanha. E, este ano, volta a ser em todo o concelho de Abrantes.
E depois há, ao longo de todo o mês, um conjunto de atividades lúdicas e culturais que os abrantinos podem desfrutar.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
No Jardim da República, em Abrantes, vai estar a Pista de Gelo, o Mercadinho de Natal onde se poderão adquirir presentes especiais feitos pelos nossos artesãos e produtores locais, a Casa do Pai Natal onde o anfitrião vai receber todas as crianças que o queiram cumprimentar e onde podem deixar as suas cartas com os desejos de Natal e, este ano, haverá ainda um Carrossel Parisiense e a Fábrica de Natal.
Já no Welcome Center – Posto de Turismo, de 30 de novembro a 6 de janeiro, estará patente a exposição de Natal com obras concebidas por artesãos locais, feitos a partir de diferentes matérias-primas.
O Município de Abrantes e a The Navigator Company voltam a ter disponíveis para oferta à população e comerciantes pinheiros de Natal, provenientes de ações de limpeza e desbaste em florestas com gestão responsável. Os pinheiros poderão ser levantados junto ao Welcome Center – Posto de Turismo de Abrantes. Basta parar o carro e levar um pinheiro natural
Dia 6 de dezembro, o Tagusvalley - Parque de Ciência e Tecnologia, em Alferrarede, recebe a festa jovem “O som deste Natal”, entre as 22h e as 03h, numa parceria entre o Município de Abrantes e as Associações de Estudantes da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu e da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. A entrada é livre e o dress code é natalício.
No dia 7 de dezembro, há oficina de “Enfeites de Natal”, às 10h30, no Mercado Municipal, e “Aprender com os nossos: Cria o teu presente de gesso perfumado”, das 14h30 às 16h, no Espaço Jovem de Abrantes. Nesse dia, haverá ainda arruada com a Banda Filarmónica Mourisquense, a partir das 15h, no centro histórico.
Dia 8 de dezembro, a animação de rua estará a cargo do “Sr.Sabão”, às 15h e às 16h, no centro histórico.
A 14 de dezembro, a partir das 10h30, realiza-se a cãominhada “Um amigo de todos os natais”, com início no Jardim da República e passagem pelas ruas do centro histórico de Abrantes, onde os participantes são convidados a participar acompanhados pelo seu amigo de quatro patas. O dress code é natalício, para os participantes e para os amigos de quatro patas. Inscrições gratuitas em juventude@cm-abrantes.pt, indicando o nome do dono e do amigo de quatro patas e data de nascimento do dono. Quem se inscrever até dia 10 de dezembro, terá direito a uma lembrança para o seu amigo, que está a ser realizada pelas utentes do projeto Viver. Sénior da Cres.Ser. Para os que não tenham ainda um amigo de quatro patas, pode juntar-se e conhecer alguns dos cães e gatos disponíveis para adoção no Canil Intermunicipal. Em simultâneo, no Jardim da República, haverá uma campanha de adoção animal.
No dia 14 de dezembro, a partir das 15h, a Praça Barão da Batalha acolhe o teatro de rua “Circoreto” e no dia 15, a partir das 15h, o mágico Carlos Rivotti irá encantar miúdos e graúdos com o seu espetáculo de magia.
Já no dia 21 de dezembro, às 11h, a Biblioteca Municipal António Botto e o MIAA acolhem a oficina “Doces no Convento” e pelas 15h, haverá arruada com a Sociedade de Instrução Musical Rossiense pelas ruas do centro histórico.
“Rapunzel” é o nome do musical infantil que se realiza a 22 de dezembro, às 11h, na Praça Barão da Batalha.
A Passagem de Ano está agendada para a Praça Barão da Batalha a partir das 23h, com a animação musical a cargo do grupo “Samba da Rapaziada” e do DJ Luís B e Mossy.
De acordo com o Município de Abrantes o Natal de 2024 apresenta os seguintes números:
- 31 expositores locais no Mercadinho de Natal: 19 artesãos, 4 produtores de mel e 8 Associações de Pais e Encarregados de Educação e Associações de Estudantes;
- 101 lojas aderentes ao Sorteio de Natal;
- 140.000 led instalados na iluminação de Natal em Abrantes;
- 3 workshops (um no Mercado Municipal, outro no Espaço Jovem e um na Biblioteca/MAA);
- 1 cãominhada pelas ruas e praças do centro histórico;
- 8 espetáculos de animação para o público infantil e público em geral (teatro de rua, espetáculo de magia, animação de rua, matinés, arruadas, parada de Natal e musical infantil);
- 2 sessões de animação infantil para bebés;
- 1 festa jovem “O Som deste Natal” (para o público juvenil);
- Passagem de Ano na Praça Barão da Batalha com “Samba da Rapaziada”, DJ Luís B e Mossy;
- 1 concerto de Ano Novo na Igreja de Santa Luzia, no Pego.