Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Abrantes

S. Lourenço acolhe primeira edição do Festival das Juventudes (C/ÁUDIO)

3/05/2022 às 18:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

É já nos próximo dias 6 e 7 de maio que decorre a primeira edição do Festival das Juventudes no Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes. Este Festival tinha sido decidido antes da pandemia e conta com a organização das Associações de Estudantes das Escolas Manuel Fernandes, Solano de Abreu, EPDRA - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e da ESTA - Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, bem como o Município de Abrantes.

Este Festival conta com concertos, Dj’s, stand-up comedy e não só. Os grupos presentes foram escolhidos pelos jovens. A vereadora Celeste Simão, responsável pelo pelouro da Educação na Câmara de Abrantes, acrescenta que “não são os grupos que eu, vereadora, escolhi. São aqueles grupos que os jovens gostam”. Sente que se não fossem escolhidos grupos que os jovens gostassem, o Festival das Juventudes não iria ter os jovens a aderir, mas sim uma população mais adulta.

A 6 de maio, das 10h às 19h, em simultâneo com a Feira de Oferta Formativa, Kevin e Sérgio Fernandes irão estar presentes com uma sessão de grafite. Ao longo da tarde também decorrerá um batismo de equitação. A partir das 22h haverá stand-up comedy com Afonso Cascalheira, seguido da final do “Chuva de Talentos”. Para terminar a noite, os jovens podem encontrar Domi e a Banda Lizard Crew.

Já no sábado, dia 7 de maio, a partir das 22h o palco é entregue a Beat Box Brains com P3TAR, à Banda 100 Sentido e, noite dentro com Rony Fuego, Matoxa DJ e DJ Rasilmar.

Nos dois dias de festival irá estar presente um Feira de Oferta Formativa, que decorre até às 19h em ambos os dias, para que os jovens percebam a oferta formativa que Abrantes disponibiliza e, de certa forma, ajudá-los “a perceber o caminho que querem levar”.

Celeste Simão, vereadora CM Abrantes

“Os jovens têm muitas vezes dificuldade quando chega a altura de se matricularem”, reforça Celeste Simão que acrescenta a ideia de que no festival irá existir esta parte mais informativa que contará com a colaboração de entidades como o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Proteção Civil, a GNR, a PSP e também o RAME - Regimento de Apoio Militar de Emergência.

Estas entidades também estarão presentes para que estes jovens percebam que dentro da sociedade em que se inserem, não existe “apenas escola e espaços de lazer”, mas que também existem estas entidades para que seja possível habitar numa “comunidade forte” com “segurança”. A própria Câmara Municipal também irá ter o seu espaço no Festival para mostrar aos jovens que também disponibilizam estágios e “temos tido sempre muitos jovens a fazer estágios na Câmara Municipal, nos vários serviços”.

Maria Francisca Carvalho