Pesquisar notícia
segunda,
25 nov 2024
PUB

Mação Regeneração urbana do centro histórico avança em 2025 (c/áudio)

22/11/2024 às 12:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara de Mação vai lançar uma empreitada de 3,3 Milhões de Euros para a reabilitação urbana do centro histórico da Vila. É um dos projetos que o presidente Vasco Estrela tem desde que entrou na presidência do Município e que ganha agora corpo com financiamento comunitário. Trata-se de um investimento pesado do ponto de vista financeiro e complexo do ponto de vista operacional. Como se vai “mexer” em infraestruturas, terá de ser uma empreitada faseada para minimizar os impactos na vida quotidiana da vila.

De acordo com o autarca de Mação esta empreitada vai dotar o centro de melhores acessibilidades e infraestruturas. Vai ter o “enterramento” de cabos de distribuição de energia e de fibra e a reabilitação da rede de esgotos de toda a zona histórica, por um lado, e internação posterior ao nível de passeios, alcatroamento e zona de calçada no centro da localidade e ainda colocação de mobiliário urbano, por outro.

"Estamos a falar de transformar de uma vez aquilo que é Mação, nomeadamente a parte histórica, mas também a zona da reta e da Urbanização Horta da Nora, que não são tão antigas, ou a própria requalificação da Avenida Sá Carneiro, que já está em obra e necessita ali de uma outra dignidade, quer em termos de pavimentação, quer em termos de passeios", acrescentou Vasco Estrela.

Mapa da intervenção

E sendo um dos objetivos que Vasco Estrela tinha desde que entrou na Câmara explicou que só agora pode avançar porque só agora houve possibilidade de ter o projeto. Por outro lado, adiantou ainda, "agora abriu-se uma janela de oportunidade, no Portugal 2030, onde temos parte do financiamento garantido para esta obra." Sendo uma obra com um penso financeiro elevado, 3,3 ME, está previsto um apoio a fundo perdido de uma fatia "entre os 75% a 85%."

O autarca pediu compreensão aos munícipes porque, mesmo sendo uma obra faseada, vai criar complicações no dia a dia das pessoas. É que quando são feitas estas intervenções há, naturalmente, implicações no período das obras. E não se trata de uma ou duas ruas. O autarca também pede compreensão aos comerciantes para esses períodos das obras. Tal como está a acontecer, atualmente, em Cardigos em que há ruas completamente interditadas ao trânsito. “Para as coisas serem feitas há sempre estes constrangimentos.”

Vasco Estrela, presidente CM Mação

Os procedimentos da empreitada deverão avançar em breve. Trata-se de uma obra superior a 3,3 ME que deverá ser adjudicada em 2025.