Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Concelhos

Projeto "Esperança porta a porta" vai nascer em Vila de Rei

20/09/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR: Antena Livre

Decorreu esta sexta-feira, 20 de setembro, a reunião ordinária da Câmara Municipal de Vila de Rei, na qual foi aprovada por unanimidade a aquisição de uma viatura que servirá para um novo projeto a ser desenvolvido pelo Município. 

Com o nome 'Esperança porta a porta', o novo projeto vai "complementar o projeto já existente 'Um Amanhã + Humano' ", refere o presidente do Município, Ricardo Aires.

Enquanto no anterior projeto existem serviços de apoio como a teleassistência e a deslocação de uma assistente social e psicólogo ao domicílio das pessoas mais isoladas, no "Esperança porta a porta" o propósito é "levar serviços da Câmara ao domicílio".

Desde serviços de água, pagamentos de taxas e requerimentos - ou seja, assuntos que teriam de ser tratados na Câmara Municipal ou via digital - com a deslocação dos serviços camarários ao domicílio dos vilarregenses pretende-se também atenuar situações de "pessoas que estão mais isoladas" ao longo do concelho.

Os serviços serão prestados através de uma carrinha devidamente equipada, contando com um funcionário que atenderá os munícipes, permitindo que "a pessoa faça logo, por exemplo, o seu requerimento e já não precise de vir à Câmara Municipal de Vila de Rei", conforme explicou o autarca.

Ricardo Aires diz ainda que o Município tem esperança de que este projeto consiga ser apoiado financeiramente pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Caso contrário, será o Município, através do Orçamento da Câmara, a suportar a totalidade dos custos inerentes.

O Município pretende iniciar o procedimento de consulta prévia para a aquisição da referida viatura onde no caderno de encargos será referido esse financiamento, com o valor base de 44.000,00 €. Para isso, o processo de contratação da locação financeira e das despesas plurianuais associadas tem ainda de ser aprovado em Assembleia Municipal.

 

Ana Rita Cristóvão