Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Constância

Projeto Cidadania Informada e Ativa arranca na Biblioteca

19/05/2022 às 11:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O projeto Cidadania Informada e Ativa (CIA), visa colocar a região do Médio Tejo como uma das mais avançadas na capacitação dos seus cidadãos para enfrentar os desafios da atual sociedade, nomeadamente no que respeita à exclusão que muitos sentem face à modernização tecnológica. Assim, este projeto assenta na promoção da leitura e da literacia, incluindo a digital, em função das características populacionais do território do Médio Tejo.

Esta iniciativa, aprovada pela DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, consiste em qualificar adultos com mais de 18 anos com as competências mínimas em literacia digital e de leitura. Assim, entre os dias 23 a 27 de maio, das 15h30 às 17h30, irá ser realizada uma das três formações. Esta iniciativa é gratuita.

Esta primeira formação irá ter lugar nas instalações da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neil. As restantes realizar-se-ão em 2023, uma em cada freguesia. A iniciativa tem um número máximo de 10 formados e é dada por um formador profissional especialista nesta área.

O projeto pretende abranger adultos que já não estejam enquadrados no regime escolar oficial e que sintam dificuldades em responder aos desafios colocados pelas novas tecnologias, quer por falta de competências no domínio da leitura, quer no domínio do digital.

O CIA apresenta-se como um programa que enquadra um conjunto de ações de capacitação como estratégia para apoiar a população menos familiarizada nos domínios atrás referidos, visando melhorar as suas capacitações nas áreas da literacia, da leitura e digitais.

Após dois anos de vigência do projeto, pretende-se que o mesmo tenha continuidade de modo a intensificar a promoção de uma cidadania mais ativa, mais informada e mais interventiva na vida social.

O desenvolvimento deste projeto compete à Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas e aos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei, com o apoio de Juntas de Freguesia, Centros Qualifica e Universidades Sénior.