Pesquisar notícia
terça,
23 jul 2024
PUB
Constância

Praia Fluvial recebeu o prémio de Praia Revelação 2023

10/06/2024 às 15:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi no mês de maio de 2022 que, oficialmente, foi criada a Praia Fluvial de Constância, depois de três anos consecutivos de análises às águas do rio Zêzere, na sua foz, a poucos metros de “entroncar” no Tejo. Recebeu agora o prémio de Praia Revelação 2023. Vai dar início à época balnear a 22 junho.

Foi “com enorme alegria” que o Executivo Municipal recebeu o galardão da Praia Revelação - Praia do Ano 2023, referente à Praia Fluvial de Constância.

“Todos os anos, os leitores do Guia das Praias Fluviais escolhem a sua praia fluvial favorita em todo o território nacional. O critério de classificação é simples, vence a praia mais votada pelo público na plataforma de votação que disponível no site. São elegíveis para votação todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente e uma seleção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal”, informa o Guia das Praias Fluviais. Adianta também que “paralelamente, o Guia das Praias Fluviais atribui anualmente o galardão Praia Fluvial Revelação às novas zonas balneares interiores que mais se destacam na sua estreia pela qualidade das infraestruturas apresentadas, oferta de serviços disponibilizados e especialmente pelo cuidado e atenção na preservação ambiental do projeto”.

E foi aqui que a Praia Fluvial de Constância se distinguiu. O Município agradeceu “a confiança de quem votou em nós”, e deixou o convite “aos que ainda não a conhecem e aos que já a frequentam, a voltar este ano e a desfrutar desta maravilhosa praia fluvial”.

Para Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, esta distinção “foi uma satisfação enorme” até porque, “durante anos, ouvia dizer em surdina que era impossível e que nuca iríamos conseguir” ter ali uma praia fluvial. Foi um processo demorado “e muito burocrático mas o que é certo é que conseguimos. Foi uma aposta ganha”. Para o autarca, “nos últimos 20 a 25 anos, a praia fluvial talvez tenha sido o investimento mais importante e que mais projetou o concelho de norte a sul do país. E foi um investimento pequeno, até”.

A praia Fluvial de Constância, apresenta uma água com excelente qualidade, possui vários equipamentos de apoio localizados nas suas imediações, designadamente estacionamento, zonas verdes, áreas de lazer, parque de merendas, estabelecimentos de restauração e bebidas, parque de campismo, instalações sanitárias, local com excelente facilidade de acessos a outras infraestruturas num local central da vila. Em 2023, a autarquia equipou a praia fluvial com rede wi-fi, novos equipamentos de apoio como chuveiro, lava-pés e pérgula e o arranjo do talude e da entrada principal da praia com a instalação de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Localizada junto à margem esquerda do Rio Zêzere, a Praia Fluvial de Constância tem uma extensão de areal de 3500 m2, permitindo uma ocupação máxima de 350 pessoas, e cumpre todos os requisitos respeitantes a assistência a banhistas. São 100 metros de frente ribeirinha e conta com dois nadadores-salvadores em permanência.

De acordo o autarca, o Município fez um investimento global de 60 mil euros para a abertura da praia. Quanto ao investimento anual que o Município faz na reposição da areia, Sérgio Oliveira diz que “fica à volta de 30 mil euros” o que, comparando, e dando apenas como exemplo, é quase nada relativamente aos “80 mil euros anuais que a Piscina Municipal gasta só em gás. Só em gás”.

Desde 2022 que milhares de pessoas usufruem da Praia Fluvial de Constância, bem como dos restantes equipamentos, o que teve um impacto “muito positivo na divulgação do território e na dinâmica comercial do concelho”.

À semelhança do que aconteceu em 2022, a Praia Fluvial de Constância vai contar com um programa de animação.