Pesquisar notícia
sábado,
20 jul 2024
PUB
Constância

Pomonas Camonianas, uma homenagem ao "poeta maior do nosso país" (C/ÁUDIO)

8/06/2022 às 18:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto Arquivo

É amanhã, dia 9 de junho, que se dá início às celebrações das Pomonas Camonianas, em Constância, que se prolongam até ao dia 11 de junho.

A XXV edição das Pomonas Camonianas terá o início marcado com as celebrações da I edição d’ “Os Lusíadas”, do dia 9 de junho entre as 21h00 e as 23h00. O evento apresentado é o “Brincar ao Teatro: Comemoração dos 450 anos da I edição de «Os Lusíadas» - 450 passadas”, em 6 momentos d’ “Os Lusíadas”, pelos alunos da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, “através da recriação dos quadros vivos” que terá lugar ao longo “da zona baixa da vila”.

As Pomonas Camonianas é o “reafirmar, em primeiro lugar, que Constância tem com Camões que por cá passou”, estas são as palavras do presidente da Câmara de Constância. Esta é então uma homenagem que fazem ao “poeta maior do nosso país”. Ao longo destes três dias vai decorrer também o Mercado Quinhentista, que vende “produtos que há época seriam” vendidos no mercado de Constância, entre eles “nomeadamente frutas”. “Danças” e outros “eventos culturais” que remetem para a época, principalmente, a prova de Orientação Noturna, a Feira de Antiguidades e Velharias, a cerimónia da deposição de coroas de flores no monumento de Camões, animação histórica, a conferência “Vida pelo mundo em pedaços repartida”, o musical “Alice no País das Maravilhas, o Concurso de Pintura ao ar livre e ainda uma Tarde no Oriente e o teatro “A Comédia da Marmita”. “Será um regresso ao passado e uma homenagem ao poeta”, acrescenta o presidente da câmara de Constância, Sérgio Oliveira.

Os participantes das Pomonas Camonianas são “desde logo os alunos do agrupamento”, assim como refere Sérgio Oliveira, e ainda “os professores e o pessoal auxiliar”, estes “dão grande ênfase” no que toca à dinamização do Mercado Quinhentista.

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

A XXV edição das Pomonas Camonianas tem lugar nos dias 9, 10 e 11 de junho, com diversas atividades e “sem qualquer tipo de restrições” e decorrerá “com toda a normalidade”.

 

Maria Francisca Carvalho